ENCONTRO DE ABRIL

23.04.2024

O Clube de Leitura Gato Preto se encontrará para falar sobre O homem que calculava, uma história matemática no deserto! – 24/04

No mês de abril, o Clube de Leitura Gato Preto mergulha nas páginas do clássico O homem que calculava, obra de Malba Tahan, cujo legado perdura desde sua publicação em 1946. Premiado pela Academia Brasileira de Letras em 1972, o romance continua a encantar leitores ao redor do mundo, sendo traduzido para diversas línguas.

A obra

A narrativa transporta os leitores pelas ruelas e encantos do mundo árabe na companhia do protagonista Beremiz Samir, um árabe dotado de notável inteligência matemática. Sob a pena habilidosa de Tahan, as páginas ganham vida ao retratar não apenas as aventuras do jovem Beremiz, mas também os aspectos culturais e peculiares dos habitantes da região.

O homem que calculava destaca a importância da Matemática como uma ciência lógica e confiável na resolução de problemas cotidianos. Com perspicácia envolvente, Tahan apresenta Beremiz como um “gênio alegre e comunicativo”, destacando sua notável habilidade numérica e sua paixão pela ciência dos números.

Ao mergulhar na trama, os leitores são conduzidos a uma jornada pela Matemática, que vai além dos números, revelando sua essência poética e sua interconexão com outras áreas do conhecimento e com a própria vida. Por meio das letras e da poesia da expressão, Tahan tece uma narrativa clara e fascinante, demonstrando a importância da Matemática como parte fundamental do nosso mundo.

Sobre o autor

Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, nasceu em 1895, no Rio de Janeiro. Além de sua contribuição literária, Tahan deixou um legado significativo como educador, lecionando Matemática no Colégio Pedro II e desenvolvendo metodologias inovadoras para tornar essa ciência mais acessível e interessante para os alunos.

Com O homem que calculava, o Clube de Leitura Gato Preto em abril celebra não apenas a obra de um dos maiores escritores brasileiros, mas também o poder da Matemática como uma ferramenta para desvendar os mistérios do mundo e enriquecer nossas vidas com sua beleza e precisão.

Então, venha conosco falar sobre esse grande autor e sua obra!

Esperamos você!

Nosso encontro

O Clube de Leitura Gato Preto conta com a mediação da equipe técnica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE e vai ao ar, ao vivo, via CMSP. É uma realização do Núcleo de Biblioteca e Documentação do CRE Mario Covas / EFAPE.

O Clube de Leitura Gato Preto mantém sua programação sempre na última quarta-feira do mês!

Data: 24 de abril

Horário: das 15h às 16h30