O Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH, do Centro de Referência Mario Covas – CREMC, apresenta a exposição “Caetanistas negros: outros que honram a galeria dos pretos do Brasil”. São chamadas de Caetanistas as pessoas que estudaram ou trabalharam na Escola Caetano de Campos. A exposição foi desenvolvida por meio de pesquisas feitas no Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos – AHECC, sobre o qual o NUMAH possui a custódia, bem como em teses e livros, com o objetivo de preservar e difundir a memória da educação paulista.
“Caetanistas negros: outros que honram a galeria dos pretos do Brasil” é a primeira exposição da série de ações intitulada “Todo dia é dia de Antirracismo”, que busca, pela apresentação de personalidades negras da Escola Caetano de Campos, valorizar e celebrar as histórias dos estudantes e educadores negros no sistema de educação pública paulista da Escola Caetano de Campos, entre o início do período republicano até a década de 1970.
São identificadas as trajetórias e as problemáticas dos estudantes e educadores negros dentro de um sistema educacional que era visado pela elite paulistana, para que esse se tornasse o epicentro de sua educação. As lutas diárias contra o racismo, sendo elas inconscientes ou conscientes, eram presentes desde o início, mesmo que houvesse tentativas de mascará-lo, sentindo apenas nuances dessa problemática estrutural na sociedade e na educação.
Local da exposição:
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – EFAPE
Rua João Ramalho, 1.546
Perdizes, São Paulo – SP
Local do acervo:
Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos – AHECC
Rua Paulino Guimarães, 224
Bom Retiro, São Paulo – SP
De segunda a sexta, exceto feriados
Das 9h às 16h
Agendamento para visitas pelo e-mail: