Servidores da rede municipal do estado de São Paulo: estão abertas as inscrições para o programa Alfabetiza Juntos SP

08.08.2024

Servidores da rede municipal do estado de São Paulo podem se inscrever para o programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que busca garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos de idade.

O programa visa unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com a meta de alcançar 90% de crianças leitoras até 2026. O governo de São Paulo fornecerá material didático, formará professores e expandirá a aplicação da Avaliação da Fluência Leitora, que mede a capacidade de leitura dos alunos. Em 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

Ações do programa

O programa inclui diversas ações colaborativas entre o estado e os municípios:

• Formação continuada: professores alfabetizadores, gestores escolares e equipes regionais participarão de capacitações online e presenciais desenvolvidas pela EFAPE;
  • Haverá avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura dos alunos;
  • Alunos e professores dos 1º e 2º anos receberão material didático impresso e digital;
  • Plataforma de leitura: será disponibilizada a plataforma Elefante Letrado para as escolas;
  • Incentivos financeiros: serão criados incentivos para escolas com os melhores resultados de alfabetização.

Inscrições
Os servidores da rede municipal do estado de São Paulo podem se inscrever no curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª edição/2024, uma oferta inédita com carga horária de 60 horas, totalmente a distância. As inscrições começam em 5 de agosto de 2024 e vão até 10 de dezembro de 2024, com o curso sendo realizado até 22 de dezembro de 2024.

Para realizar sua inscrição clique aqui.

ACESSO
O acesso é feito através do AVA Municípios. O login e a senha são o número do CPF. Se for a primeira vez utilizando a plataforma da EFAPE, será necessário preencher um formulário de inscrição.

Parcerias e apoio técnico

O Alfabetiza Juntos SP conta com o apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e a parceria da Aliança, uma coalizão formada pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.