Mário Cachorro, Roberto Carlos, Sem-Chance, seu Jeremias, Alfinete, Filósofo, Loreta, seu Luís… vidas marcadas por tragédias, solidão, angústias. Vidas cruzadas pelo arrependimento, pela esperança, pela superação, pela morte.
Vidas, é sobre vidas que trata a obra de Drauzio Varella. Sua escrita, bem cuidada nos recursos textuais e literários, revela histórias dos presos e descreve a estrutura da casa de detenção Carandiru, durante sua estadia por lá enquanto foi médico voluntário por mais de dez anos.
Nessa obra valorosa, Varella destaca a condição humana dos detentos, sem idealizações e compassividade ingênua, mostrando a dimensão da humanidade daqueles que são tão estigmatizados em sua identidade definida pelo crime e pela transgressão.
O autor constrói uma narrativa de tal forma real e humana que consegue dar o devido impacto e horror da crueldade que foi a humilhação e o extermínio de mais de uma centena de detentos naquele que foi o capítulo mais sombrio da história do lugar.
Vale a leitura que pega carona com o Gato Preto deste mês, que discute o livro Sobrevivendo no inferno, de Racionais MC’s!