SOBRE O CURSO
O curso Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023 foi elaborado para atender a uma necessidade formativa detectada pela rede de ensino estadual paulista, visando ampliar o conhecimento dos profissionais da educação.
OBJETIVOS
Curso Currículo em Ação – Nivelamento – Educação Infantil e Anos Iniciais – 1ª Edição/2023:
- Engajar as redes de ensino estadual e municipais do estado de São Paulo na implementação do Currículo Paulista.
- Proporcionar oportunidades de estudo e aperfeiçoamento contínuo para os profissionais dessas redes.
- Promover o aprimoramento contínuo das competências profissionais de educadores das redes públicas estadual e municipais do estado de São Paulo, considerando as suas especificidades de atuação e a articulação do trabalho nas diferentes esferas.
- Contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem nas redes de ensino estadual e municipais do estado de São Paulo.
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer a proposta de formação e se comprometer com o próprio desenvolvimento profissional.
- Compreender o histórico de desenvolvimento do Currículo em Ação, reconhecendo o papel dos profissionais das redes nesse processo e, em especial, na implementação curricular.
- Conhecer a estrutura do documento curricular e a lógica de progressão das aprendizagens.
- Conhecer os propósitos, os valores, os princípios, os fundamentos, as concepções e as premissas do Currículo em Ação com vistas a subsidiar a sua implementação.
- Compreender os principais conceitos que sustentam o Currículo em Ação, considerando também aqueles específicos das diferentes etapas.
- Explorar aspectos constitutivos do processo de implementação curricular, compreendendo sua complexidade e suas implicações na (re)elaboração da proposta pedagógica.
- Conhecer as principais características, especificidades e inovações do Currículo em Ação nas diferentes etapas da educação básica, explorando as suas implicações pedagógicas.
Curso Currículo em Ação – Nivelamento – Anos Finais e Ensino Médio – 1ª Edição/2023:
- Promover o aprimoramento contínuo das competências profissionais de educadores (professores e gestores) das redes públicas estadual e municipais do estado de São Paulo que atuam na educação básica, com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de competências profissionais fundamentais à implementação consistente e efetiva do Currículo em Ação.
- Assegurar aos educadores (professores e gestores) das redes públicas estadual e municipais do estado de São Paulo uma visão sistêmica e integrada dos propósitos, valores, princípios e fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação para a educação básica.
- Engajar as redes de ensino estadual e municipais do estado de São Paulo na implementação do Currículo em Ação na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Novo Ensino Médio.
- Contribuir para elevar o aprendizado de todos os estudantes da rede estadual e das redes municipais de São Paulo e a conclusão das diferentes etapas da educação básica na idade certa.
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer a proposta de formação e comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional.
- Compreender o histórico de desenvolvimento do Currículo em Ação, reconhecendo o papel dos profissionais das redes nesse processo e, em especial, na implementação curricular.
- Conhecer a estrutura do documento curricular e a lógica de progressão das aprendizagens.
- Conhecer os propósitos, os valores, os princípios, os fundamentos, as concepções e as premissas do Currículo em Ação, com vistas a subsidiar a sua implementação.
- Compreender os principais conceitos que sustentam o Currículo em Ação, considerando também aqueles específicos das diferentes etapas.
- Explorar aspectos constitutivos do processo de implementação curricular, compreendendo sua complexidade e suas implicações na (re)elaboração da proposta pedagógica.
- Conhecer as principais características, especificidades e inovações do Currículo em Ação nas diferentes etapas da educação básica, explorando suas implicações pedagógicas.
A QUEM SE DESTINA
Os cursos serão ofertados:
- Aos servidores Seduc-SP do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE);
- Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo responsáveis pela formação do Currículo em Ação de cada município, conforme a indicação do dirigente municipal de educação:
- Diretor;
- Vice-diretor;
- Professor coordenador pedagógico;
- Professor de educação básica I e II;
- Monitor;
- Auxiliar;
- Cuidador.
Importante: O servidor estadual e municipal deverá estar obrigatoriamente com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
Atenção! Estão impedidos de se inscrever nesta edição todos os cursistas que já foram aprovados nas edições realizadas em 2021 e 2022 dos cursos Currículo em Ação (Público Escola) – Nivelamento e Currículo em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento.
INSCRIÇÕES
As inscrições serão efetuadas por adesão e deverão ser realizadas de acordo com o interesse de cada servidor, no período de 19/04/2023 (a partir das 10 horas) a 30/06/2023.
Importante: o profissional poderá optar por realizar um ou os dois cursos, desde que não tenha sido aprovado em edições anteriores e seja relevante para sua prática profissional. Para isso, basta acessar o formulário de inscrição do curso de seu interesse.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
As atividades para cada um dos cursos deverão ser realizadas no período entre 20/04/2023 e 31/07/2023.
MODALIDADE
Os cursos serão ofertados em formato de estudos autônomos, a distância e por meio do AVA-EFAPE (Seduc-SP) e do AVA-EFAPE (Municípios).
CARGA HORÁRIA, ESTRUTURA E CRONOGRAMA
Cada curso possui carga horária total de 60 horas, com conteúdo organizado em quatro módulos, conforme os quadros a seguir:
AVALIAÇÃO
Para aprovação e certificação em ambos os cursos, o cursista deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), aproveitamento satisfatório (entre 51% e 100%) e acertar, no mínimo, 11 questões de um total de 20 questões avaliativas.
CERTIFICAÇÃO
Os certificados de aprovação nos cursos serão emitidos pela EFAPE aos profissionais que atenderem aos critérios de certificação definidos para esta ação.