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Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023 (SEDUC e SME)

Encerrado
Carga
Horária
60 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
31/07/2023
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

SOBRE O CURSO

O curso Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023 foi elaborado para atender a uma necessidade formativa detectada pela rede de ensino estadual paulista, visando ampliar o conhecimento dos profissionais da educação.

OBJETIVOS

Curso Currículo em Ação – Nivelamento – Educação Infantil e Anos Iniciais – 1ª Edição/2023:

  • Engajar as redes de ensino estadual e municipais do estado de São Paulo na implementação do Currículo Paulista.
  • Proporcionar oportunidades de estudo e aperfeiçoamento contínuo para os profissionais dessas redes.
  • Promover o aprimoramento contínuo das competências profissionais de educadores das redes públicas estadual e municipais do estado de São Paulo, considerando as suas especificidades de atuação e a articulação do trabalho nas diferentes esferas.
  • Contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem nas redes de ensino estadual e municipais do estado de São Paulo.

Objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer a proposta de formação e se comprometer com o próprio desenvolvimento profissional.
  • Compreender o histórico de desenvolvimento do Currículo em Ação, reconhecendo o papel dos profissionais das redes nesse processo e, em especial, na implementação curricular.
  • Conhecer a estrutura do documento curricular e a lógica de progressão das aprendizagens.
  • Conhecer os propósitos, os valores, os princípios, os fundamentos, as concepções e as premissas do Currículo em Ação com vistas a subsidiar a sua implementação.
  • Compreender os principais conceitos que sustentam o Currículo em Ação, considerando também aqueles específicos das diferentes etapas.
  • Explorar aspectos constitutivos do processo de implementação curricular, compreendendo sua complexidade e suas implicações na (re)elaboração da proposta pedagógica.
  • Conhecer as principais características, especificidades e inovações do Currículo em Ação nas diferentes etapas da educação básica, explorando as suas implicações pedagógicas.

 Curso Currículo em Ação – Nivelamento – Anos Finais e Ensino Médio – 1ª Edição/2023:

  • Promover o aprimoramento contínuo das competências profissionais de educadores (professores e gestores) das redes públicas estadual e municipais do estado de São Paulo que atuam na educação básica, com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de competências profissionais fundamentais à implementação consistente e efetiva do Currículo em Ação.
  • Assegurar aos educadores (professores e gestores) das redes públicas estadual e municipais do estado de São Paulo uma visão sistêmica e integrada dos propósitos, valores, princípios e fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação para a educação básica.
  • Engajar as redes de ensino estadual e municipais do estado de São Paulo na implementação do Currículo em Ação na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Novo Ensino Médio.
  • Contribuir para elevar o aprendizado de todos os estudantes da rede estadual e das redes municipais de São Paulo e a conclusão das diferentes etapas da educação básica na idade certa.

Objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer a proposta de formação e comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional.
  • Compreender o histórico de desenvolvimento do Currículo em Ação, reconhecendo o papel dos profissionais das redes nesse processo e, em especial, na implementação curricular.
  • Conhecer a estrutura do documento curricular e a lógica de progressão das aprendizagens.
  • Conhecer os propósitos, os valores, os princípios, os fundamentos, as concepções e as premissas do Currículo em Ação, com vistas a subsidiar a sua implementação.
  • Compreender os principais conceitos que sustentam o Currículo em Ação, considerando também aqueles específicos das diferentes etapas.
  • Explorar aspectos constitutivos do processo de implementação curricular, compreendendo sua complexidade e suas implicações na (re)elaboração da proposta pedagógica.
  • Conhecer as principais características, especificidades e inovações do Currículo em Ação nas diferentes etapas da educação básica, explorando suas implicações pedagógicas.

A QUEM SE DESTINA

Os cursos serão ofertados:

  1. Aos servidores Seduc-SP do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE);
  2. Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo responsáveis pela formação do Currículo em Ação de cada município, conforme a indicação do dirigente municipal de educação:
  • Diretor;
  • Vice-diretor;
  • Professor coordenador pedagógico;
  • Professor de educação básica I e II;
  • Monitor;
  • Auxiliar;
  • Cuidador.
Importante: O servidor estadual e municipal deverá estar obrigatoriamente com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Atenção! Estão impedidos de se inscrever nesta edição todos os cursistas que já foram aprovados nas edições realizadas em 2021 e 2022 dos cursos Currículo em Ação (Público Escola) – Nivelamento e Currículo em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas por adesão e deverão ser realizadas de acordo com o interesse de cada servidor, no período de 19/04/2023 (a partir das 10 horas) a 30/06/2023.

Importante: o profissional poderá optar por realizar um ou os dois cursos, desde que não tenha sido aprovado em edições anteriores e seja relevante para sua prática profissional. Para isso, basta acessar o formulário de inscrição do curso de seu interesse.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

As atividades para cada um dos cursos deverão ser realizadas no período entre 20/04/2023 e 31/07/2023.

MODALIDADE

Os cursos serão ofertados em formato de estudos autônomos, a distância e por meio do AVA-EFAPE (Seduc-SP) e do AVA-EFAPE (Municípios).

CARGA HORÁRIA, ESTRUTURA E CRONOGRAMA

Cada curso possui carga horária total de 60 horas, com conteúdo organizado em quatro módulos, conforme os quadros a seguir:

Currículo em Ação – Nivelamento - Educação Infantil e Anos Iniciais – 1ª Edição/2023
Módulos Nome do módulo Tema do módulo Carga horária por módulo
1 Os fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação

Unidade 1:
Currículo em Ação e Formação Integral

Unidade 2:
O compromisso com o desenvolvimento de competências

Unidade 3:
O compromisso com a alfabetização, o letramento e os (multi)letramentos em todas as áreas do conhecimento

Unidade 4:
Tecnologia digital: o estudante como consumidor e produtor da tecnologia

Unidade 5:
O processo de avaliação a serviço das aprendizagens de todos os estudantes

Unidade 6:
O estímulo e o apoio à construção do projeto de vida dos estudantes

20
2 Especificidades da etapa – Educação Infantil

Unidade 1:
As crianças da Educação Infantil

Unidade 2:
A intencionalidade educativa

Unidade 3:
A instituição infantil e a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento

15
3 Especificidades da etapa – Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Unidade 1:
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Unidade 2:
O desenvolvimento de competências para a formação integral

Unidade 3:
A docência no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e a flexibilização curricular

15
4 Os compromissos necessários à implementação efetiva do Currículo

Unidade 1:
O compromisso da política educacional e das práticas pedagógicas e/ou de gestão com a equidade

Unidade 2:
O compromisso de todos com a implementação curricular e a melhoria das aprendizagens

Unidade 3:
O compromisso individual com o próprio desenvolvimento profissional e pessoal

10
Currículo em Ação – Nivelamento - Anos Finais e Ensino Médio – 1ª Edição/2023
Módulos Nome do módulo Tema do módulo Carga horária por módulo
1 Os fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação

Unidade 1:
Currículo em Ação e formação integral

Unidade 2:
O compromisso com o desenvolvimento de competências

Unidade 3:
O compromisso com a alfabetização, o letramento e os (multi)letramentos em todas as áreas do conhecimento

Unidade 4:
Tecnologia digital: o estudante como consumidor e produtor de tecnologia

Unidade 5:
O processo de avaliação a serviço das aprendizagens de todos os estudantes

Unidade 6:
O estímulo e o apoio à construção do projeto de vida dos estudantes

20
2 O Ensino Fundamental – Anos Finais e o Currículo em Ação

Unidade 1:
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais

Unidade 2:
O estudante, o professor: práticas pedagógicas, metodologias e avaliação

Unidade 3:
A escola de Ensino Fundamental – Anos Finais e o compromisso com a aprendizagem de todos

15
3 O Currículo em Ação e o Novo Ensino Médio

Unidade 1:
O estudante do Novo Ensino Médio: as juventudes e o projeto de vida

Unidade 2:
Especificidades e inovações do Novo Ensino Médio

Unidade 3:
Educação integral e integrada: dinamismo e flexibilização do Currículo em Ação

15
4 Os compromissos necessários à implementação efetiva do Currículo

Unidade 1:
O compromisso da política educacional e das práticas pedagógicas e/ou de gestão com a equidade

Unidade 2:
O compromisso de todos com a implementação curricular e a melhoria das aprendizagens

Unidade 3:
O compromisso individual com o próprio desenvolvimento profissional e pessoal

10

AVALIAÇÃO

Para aprovação e certificação em ambos os cursos, o cursista deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), aproveitamento satisfatório (entre 51% e 100%) e acertar, no mínimo, 11 questões de um total de 20 questões avaliativas.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados de aprovação nos cursos serão emitidos pela EFAPE aos profissionais que atenderem aos critérios de certificação definidos para esta ação.