Por meio do Plano Estratégico 2019 – 2022 da SEDUC-SP, no que diz respeito ao objetivo de “Profissionalizar a gestão de pessoas”, estão ancoradas propostas consistentes de formação continuada que preparem os educadores para os desafios da Escola Pública. Os cursos do Currículo Em Ação considerarão os componentes do ciclo de Gestão da Aprendizagem, para a implementação das ações do novo Currículo, com o objetivo de elevar o aprendizado de todos os estudantes da Rede Estadual de São Paulo, além de promover a conclusão das diferentes etapas da Educação Básica na idade certa.
Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
Atenção: A Resolução SEDUC 31, de 29-4-2022, define os cursos de formação de conhecimentos específicos alinhados ao modelo pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em obediência à Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022.
Aos profissionais das Redes Municipais do Estado de São Paulo, de cada município, responsáveis pela formação do Currículo Em Ação, conforme indicação do Dirigente Municipal de Educação, nos cargos e/ou funções de: Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Básica I e II, Monitor, Auxiliar e Cuidador.
Estão impedidos de realizar essa edição: todos os aprovados nos cursos Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 1ª Edição/2021, Currículo Em Ação (Público Escola) Nivelamento – 2ª Edição/2021, Currículo Em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento – 1ª Edição/2021 (em todas as etapas) e Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento – 1ª Edição/2022.
Os segmentos envolvidos são:
As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas, pelo profissional público-alvo da ação, no período de 25 de maio (a partir das 12h) a 16 de dezembro de 2022.
ATENÇÃO: O acesso às atividades no AVA-EFAPE será liberado considerando-se a data de inscrição e conforme cronograma a seguir:
Inscrição realizada de: | Início do curso no AVA-EFAPE |
Término do curso no AVA-EFAPE |
---|---|---|
25/05* a 08/6/2022 | 14/06/2022 |
31/12/2022 |
09/06 a 29/06/2022 | 05/07/2022 | |
30/06 a 20/07/2022 | 26/07/2022 | |
21/07 a 10/08/2022 | 16/08/2022 | |
11/08 a 31/08/2022 | 06/09/2022 | |
01/09 a 21/09/2022 | 27/09/2022 | |
22/09 a 12/10/2022 | 18/10/2022 | |
13/10 a 02/11/2022 | 08/11/2022 | |
03/11 a 15/11/2022 | 21/11/2022 | |
16/11 a 30/11/2022 | 05/12/2022 | |
01/12 a 16/12/2022 | 20/12/2022 |
Em um primeiro momento os servidores inscritos na 1ª Edição/2022, cujas atividades estão em andamento e serão encerradas em 27/06/2022, não poderão se inscrever.
A partir das 18h01m, do dia 11 de julho de 2022, os servidores reprovados/desistentes na 1ª Edição/2022 poderão se inscrever nessa nova edição.
O curso contará com carga horária total mínima de 50 horas, e contemplará as seguintes premissas:
ATENÇÃO: Cada cursista deverá realizar, pelo menos, duas etapas específicas do Módulo 2, desde que correlatas à sua prática. A saber:
– Aos Professores de Educação Básica I, recomenda-se a realização de duas etapas correspondentes a EI e EFAI ou EFAI e EFAF;
– Aos Professores de Educação Básica II, será obrigatória a realização de duas etapas correspondentes a EFAF e EM;
– Caberá aos gestores escolares decidirem quais etapas serão mais aderentes à prática profissional de cada um deles.
Importante! O cursista, caso quiser, poderá realizar três Módulos 2, totalizando 65 horas ou mesmo quatro Módulos 2, totalizando 80 horas.
Confira a temática dos módulos a carga horária de cada um deles:
Módulo | Nome do Módulo | Temas | Carga Horária |
---|---|---|---|
1 | Os fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação | – Educação Integral e o desenvolvimento de competências;
– Alfabetização, letramento e multiletramentos em todas as áreas; – O estudante como consumidor e produtor de tecnologia digital; – Práticas de avaliação para a melhoria das aprendizagens; – A construção do Projeto de Vida dos estudantes. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Educação Infantil | – Características dos estudantes;
– Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Desenvolvimento; – Instituições de Educação Infantil e Implementação Curricular. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Anos Iniciais | – Características dos estudantes;
– Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Desenvolvimento; – Escola e Implementação Curricular. |
15 horas |
2 | Especificidades da Etapa – Anos Finais | – Características dos estudantes;
– Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Desenvolvimento; – Escola e Implementação Curricular. |
15 horas |
2 | Especificidades da etapa – Ensino Médio | – Características dos estudantes.
– Aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento. – Escola e implementação do Novo Ensino Médio. |
15 horas |
3 | Os compromissos necessários à implementação efetiva do Currículo em Ação | – Políticas públicas, práticas pedagógicas e/ou de gestão e promoção da equidade.
– Trabalho coletivo, implementação curricular e melhoria das aprendizagens. — Engajamento pessoal e desenvolvimento profissional. |
5 horas |
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).
a. As atividades dos conteúdos dos módulos são compostas por questões objetivas;
b. As atividades avaliativas não poderão ser realizadas após o prazo estipulado. Encerrado este período, não serão aceitas justificativas para o envio das questões não enviadas;
c. Para ter aprovação no curso, o cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento satisfatório de 75% (setenta e cinco por cento) ao longo de cada módulo do curso.