O Curso da Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023 será ofertado aos(às) servidores(as) estaduais e municipais com intuito de promover o conhecimento com continuidade de formação a esses(as) profissionais da Educação.
Intenciona-se oferecer o aprofundamento nos conhecimentos específicos em Educação Especial na perspectiva inclusiva e do Ensino Colaborativo, os quais são norteadores do trabalho dos(das) profissionais da Rede junto aos(às) estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Enseja-se, assim, melhores providências administrativas e amparo a este corpo docente. Será ofertado aos(às) professores(as), portanto, condições de trabalho no aprimoramento de suas práticas pedagógicas no desenvolvimento de atividades com estudantes da Educação Especial.
A Política de Educação Especial considera: o direito do estudante à Educação de qualidade, igualitária, inclusiva e centrada no respeito à diversidade humana; a necessidade de garantir-se atendimento educacional especializado/inclusivo; o respeito às características individuais dos sujeitos de direito aos serviços da Educação Especial; a garantia do pleno desenvolvimento do(da) educando(a), minimizando, dessa maneira, as barreiras.
Nesse contexto, a formação dos(das) profissionais das Secretarias, lotados(as) nas escolas, nas unidades regionalizadas e nos órgãos centrais das Redes, permitirá o apoio necessário às equipes que atuarem na Educação Especial, sendo professores(as) especializados(as) ou docentes das classes comuns do Ensino Regular.
O curso abordará questões de práticas pedagógicas sobre:
O Curso da Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023 tem como principais objetivos:
Para ser aprovado(a), o(a) cursista deverá realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas e ter nas atividades avaliativas média de aproveitamento com conceito “Satisfatório”.