O Curso da Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023 será ofertado aos(às) servidores(as) estaduais e municipais com intuito de promover o conhecimento com continuidade de formação a esses(as) profissionais da Educação.
Intenciona-se oferecer o aprofundamento nos conhecimentos específicos em Educação Especial na perspectiva inclusiva e do Ensino Colaborativo, os quais são norteadores do trabalho dos(das) profissionais da Rede junto aos(às) estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Enseja-se, assim, melhores providências administrativas e amparo a este corpo docente. Será ofertado aos(às) professores(as), portanto, condições de trabalho no aprimoramento de suas práticas pedagógicas no desenvolvimento de atividades com estudantes da Educação Especial.
A Política de Educação Especial considera: o direito do estudante à Educação de qualidade, igualitária, inclusiva e centrada no respeito à diversidade humana; a necessidade de garantir-se atendimento educacional especializado/inclusivo; o respeito às características individuais dos sujeitos de direito aos serviços da Educação Especial; a garantia do pleno desenvolvimento do(da) educando(a), minimizando, dessa maneira, as barreiras.
Nesse contexto, a formação dos(das) profissionais das Secretarias, lotados(as) nas escolas, nas unidades regionalizadas e nos órgãos centrais das Redes, permitirá o apoio necessário às equipes que atuarem na Educação Especial, sendo professores(as) especializados(as) ou docentes das classes comuns do Ensino Regular.
O curso abordará questões de práticas pedagógicas sobre:
O Curso da Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023 tem como principais objetivos:
O curso será ofertado à SEDUC e à SME:
As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas, por cada profissional público-alvo da ação, no período de 27 de março (a partir das 10h) a 30 de junho de 2023.
Para ter acesso ao conteúdo do curso, será obrigatório o(a) servidor(a) inscrito(a) confirmar a sua matrícula.
Para isso, ao acessar o AVA-EFAPE, o(a) servidor(a) deverá localizar o curso e, na opção “Matrícula”, clicar em “Confirmar” e, em seguida, “Enviar”.
A distância, em formato de estudos autônomos, realizado no AVA-EFAPE (SEDUC) e no AVA-EFAPE (Municípios).
As atividades deverão ser realizadas até o dia 30 de julho de 2023.
O curso possui carga horária de 75 horas, e o conteúdo está organizado conforme quadro abaixo:
Módulos | Carga Horária por módulo | Início no AVA-EFAPE |
Término no AVA-EFAPE |
---|---|---|---|
Módulo Introdutório (5 horas) | 5 horas | 27/03/2023 | 30/07/2023 |
Módulo 1: Deficiência Visual | 10 horas | ||
Módulo 2: Deficiência Auditiva | 10 horas | ||
Módulo 3: Deficiência Física | 10 horas | ||
Módulo 4: Deficiência Intelectual | 10 horas | ||
Módulo 5: Surdocegueira e Deficiência Múltipla | 10 horas | ||
Módulo 6: Altas Habilidades/Superdotação | 10 horas | ||
Módulo 7: Transtorno do Espectro Autista – TEA | 10 horas |
Para ser aprovado(a), o(a) cursista deverá realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas e ter nas atividades avaliativas média de aproveitamento com conceito “Satisfatório”.
Serão certificados(as) somente aqueles(as) cursistas que atenderem a todos os requisitos dispostos no item Avaliação.