
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da EFAPE, apresenta o Curso Escola Cívico-Militar do Estado de São Paulo – 1ª Edição/2026, uma ação formativa destinada aos profissionais que atuam nas escolas participantes do Programa Escola Cívico-Militar. A formação tem como objetivo apoiar a implementação qualificada do modelo, promovendo o alinhamento institucional e o fortalecimento do trabalho pedagógico e da gestão escolar nas unidades que integram o programa.
Objetivos
ATENÇÃO: Este curso foi elaborado e ofertado anteriormente à publicação da Portaria da Subsecretária n° 4, de 18 de agosto de 2026, que aprovou o Regimento Geral do Programa Escola Civico-Militar da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
Eventuais referências normativas contidas nos módulos e demais materiais do curso devem ser interpretadas em conformidade com a regulamentação atualmente vigente. Em caso de divergência, prevalecem as disposições da Portaria da Subsecretária n° 4/2026 e do respectivo Regimento Geral.
PORTARIA DA SUBSECRETÁRIA N° 4 DE 18 DE AGOSTO DE 2026.
O curso será realizado de 03 de agosto a 10 de dezembro de 2026.
Consulte o cronograma detalhado no item “Cronograma e realização das atividades” disponível no regulamento.
Para ser aprovado, o cursista deverá obter frequência mínima de 75% e aproveitamento satisfatório de 75%. Para isso, deverá acertar 12 questões, em um total de 16 questões avaliativas distribuídas ao longo do curso.