Programa Descubra a Orquestra é uma iniciativa da Fundação Osesp que, nesta 2ª Edição/2026, chega à rede pública oferecendo formação musical gratuita a professores, aproximando-os da música sinfônica e coral. São 6 cursos de apreciação musical, com atividades presenciais na Sala São Paulo e atividades a distância, que juntas ampliam o repertório musical do professor e oferecem ferramentas teóricas e práticas para o trabalho com música em sala de aula. O professor pode se inscrever em apenas um dos cursos; em caso de inscrição duplicada, somente a primeira é considerada.
- SEDUC: Coordenador de Gestão Pedagógica; Professor de Ensino Fundamental e Médio; Professor Educação Básica I; Professor Educação Básica II.
- SME: Diretor; Professor Coordenador Pedagógico; Professor de Educação Básica I; Professor de Educação Básica II.
Para aprovação e certificação, o professor deve atingir no mínimo 75% de aproveitamento nas atividades e no mínimo 75% de presença nos módulos presenciais.
- Apreciação Musical – Música e Inclusão
Reflexões e práticas da educação musical e da música de concerto para pessoas com deficiência e neurodivergentes, com atividades de movimento, ritmo e apreciação musical.
- Apreciação Musical – Orquestral 2
Atividades e estratégias de apreciação musical na educação básica, a partir de abordagens de educadores musicais do século XX, em fazer musical coletivo.
- Apreciação Musical – Rodas, Festejos e Aprendizados Decoloniais
Conhecimento teórico-prático de manifestações populares brasileiras afro-ameríndias: música, ritmo, corporeidade e dança.
- Apreciação Musical – Canto Coral
Técnica vocal, conceitos musicais e prática de repertório coral, com exercícios adaptáveis ao dia a dia da escola.
- Apreciação Musical – Coral Infantil
A voz como elemento da Educação Musical Infantil: repertório, roteiro de ensaio e práticas pedagógicas para essa faixa etária.
- Apreciação Musical – Percussão Corporal
O corpo como instrumento musical: ferramenta para a educação musical e recurso para o trabalho multidisciplinar em sala de aula.