Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Educação Profissional em Ação: Formação para o Professor do PAEET – 1ª Edição/2026

Curso em andamento
Carga
Horária
40 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
31 de agosto de 2026
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE), promoverá o curso Educação Profissional em Ação: Formação para o Professor do PAEET – 1ª Edição/2026.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Equipe Técnica do Programa Educação Profissional em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE, e propôs, a formação Educação Profissional em Ação: Formação para o Professor do PAEET – 1ª Edição/2026, que visa proporcionar uma jornada formativa aos docentes da Educação Profissional que esteja alinhada às demandas do setor produtivo e às necessidades de desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para os desafios e as exigências do mundo do trabalho. Nessa perspectiva, a formação enfatiza o papel fundamental do professor como mediador e facilitador no processo de ensino-aprendizagem, promovendo práticas pedagógicas que desenvolvam competências técnicas, socioemocionais e profissionais indispensáveis para a inserção e a atuação eficaz dos estudantes no mercado de trabalho.

O curso é direcionado a Professor de Ensino Fundamental e Médio, Professor Educação Básica II – PEB II, com aulas atribuídas nos componentes curriculares do Itinerário de Formação Técnica Profissional e professores do PAEET.

Atenção: Os cursistas aprovados na edição do curso Educação Profissional em Ação: Formação Docente – 1ª Edição/2025 não poderão se inscrever nesta oferta, considerando que a presente edição contempla apenas reorganização dos conteúdos, sem alterações substanciais em sua proposta formativa.

  • O curso poderá ser realizado no período de 11/05/2026 a 31/08/2026 a partir das 15h.

Para ser aprovado, o cursista deverá ter frequência de 100% (cem por cento) do total das atividades propostas e 80% (oitenta por cento) de aproveitamento satisfatório.

  • Módulo 1 – PAEET- Projeto de Apoio ao Estudante do Ensino Técnico.
  • Módulo 2 – Educação Profissional e Itinerário da Formação Técnica.