Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

EnvelheCiência: Formação para Educadores no Tema do Envelhecimento e Demências – 1ª Edição/2025

Carga
Horária
35 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
09 de junho de 2025

Curso de atualização voltado à sensibilização e capacitação de educadores da rede pública para a inclusão do tema do envelhecimento humano em suas práticas pedagógicas. A formação aborda aspectos de saúde cerebral, bem-estar, prevenção de doenças como as demências e práticas pedagógicas intergeracionais, promovendo uma visão positiva sobre o envelhecer.

Objetivos

O curso tem como principais objetivos:

  • Promover a compreensão do processo de envelhecimento sob as dimensões biológica, psicológica e social.
  • Incentivar a inclusão de conteúdos sobre envelhecimento, saúde cerebral e demências no currículo escolar.
  • Sensibilizar os educadores quanto à importância da empatia e respeito à pessoa idosa.
  • Apoiar a criação de materiais pedagógicos para trabalhar o tema com crianças, jovens e suas famílias.
  • Estimular práticas pedagógicas inclusivas e intergeracionais nas escolas pública

SEDUC-SP: Todos os servidores dos quadros QM e QAE.
Municípios:
Professores Coordenadores Pedagógicos, Professores da Educação Básica I e II

Esta edição do curso será realizada de 28/04/2025 a 09/06/2025.

Atividade Conteúdo de estudo Carga horária 
Inscrições A. Preenchimento do TCLE
B. Preenchimento de questionários pré-curso
A. Preenchimento do TCLE
B. Preenchimento de questionários pré-curso
Módulo 1 A. Introdução
B. Aspectos básicos da anatomia e função do cérebro
C. Aspectos básicos dos neurônios e redes neurais
D. Aspectos básicos da plasticidade cerebral
E. Aspectos básicos da cognição
F. Hábitos de estilo de vida saudáveis para o cérebro
G. Propostas para práticas em sala de aula
G.1 – O cérebro 3D
G.2 – Corrida do impulso nervoso
G.3 – Construindo conexões neurais
G.4 – Jogo da memória
G.5 – Desenhando Hábitos Saudáveis para a Saúde do
Cérebro
G.6 – LudoMix
10 horas
Módulo 2 A. Tipos de declínio cognitivo
B. Envelhecimento saudável e envelhecimento associado a
doenças
C. Fatores que afetam o declínio cognitivo
D. Estratégias para prevenir ou retardar o declínio cognitivo
E. Casos de notícias
F. Propostas para práticas em sala de aula
F.1 – Cartões do envelhecimento
F.2 – Sugestões de livros
F.3 – A caixa do futuro
10 horas
Módulo 3 A. Definição e tipos de demência
B. Sintomas e estágios das demências
C. Diagnóstico e tratamento das demências
D. Lidando com as demências e o estigma
E. Causas e fatores de risco para as demências
F. Propostas para práticas em sala de aula
F.1 – Guarda-chuva das demências
F.2 – Explorando os Sintomas e Estágios das Demências
F.3 – Desvendando Casos
F.4 – Mitos e verdades sobre as demências
F.5 – Explorando os fatores de risco para as demências
F.6 – Sugestões de livros
F.7 – Histórias reais de pessoas que tiveram demência
10 horas
Conclusão A. Resumo do conteúdo do curso
B. Preenchimento dos questionários pós-curso e avaliação
do curso
1 hora

Para ser aprovado(a), o(a) cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento de 75% (setenta e cinco por cento).