Curso de atualização voltado à sensibilização e capacitação de educadores da rede pública para a inclusão do tema do envelhecimento humano em suas práticas pedagógicas. A formação aborda aspectos de saúde cerebral, bem-estar, prevenção de doenças como as demências e práticas pedagógicas intergeracionais, promovendo uma visão positiva sobre o envelhecer.
Objetivos
O curso tem como principais objetivos:
SEDUC-SP: Todos os servidores dos quadros QM e QAE.
Municípios: Professores Coordenadores Pedagógicos, Professores da Educação Básica I e II
Esta edição do curso será realizada de 28/04/2025 a 09/06/2025.
Atividade | Conteúdo de estudo | Carga horária |
Inscrições | A. Preenchimento do TCLE B. Preenchimento de questionários pré-curso |
A. Preenchimento do TCLE B. Preenchimento de questionários pré-curso |
Módulo 1 | A. Introdução B. Aspectos básicos da anatomia e função do cérebro C. Aspectos básicos dos neurônios e redes neurais D. Aspectos básicos da plasticidade cerebral E. Aspectos básicos da cognição F. Hábitos de estilo de vida saudáveis para o cérebro G. Propostas para práticas em sala de aula G.1 – O cérebro 3D G.2 – Corrida do impulso nervoso G.3 – Construindo conexões neurais G.4 – Jogo da memória G.5 – Desenhando Hábitos Saudáveis para a Saúde do Cérebro G.6 – LudoMix |
10 horas |
Módulo 2 | A. Tipos de declínio cognitivo B. Envelhecimento saudável e envelhecimento associado a doenças C. Fatores que afetam o declínio cognitivo D. Estratégias para prevenir ou retardar o declínio cognitivo E. Casos de notícias F. Propostas para práticas em sala de aula F.1 – Cartões do envelhecimento F.2 – Sugestões de livros F.3 – A caixa do futuro |
10 horas |
Módulo 3 | A. Definição e tipos de demência B. Sintomas e estágios das demências C. Diagnóstico e tratamento das demências D. Lidando com as demências e o estigma E. Causas e fatores de risco para as demências F. Propostas para práticas em sala de aula F.1 – Guarda-chuva das demências F.2 – Explorando os Sintomas e Estágios das Demências F.3 – Desvendando Casos F.4 – Mitos e verdades sobre as demências F.5 – Explorando os fatores de risco para as demências F.6 – Sugestões de livros F.7 – Histórias reais de pessoas que tiveram demência |
10 horas |
Conclusão | A. Resumo do conteúdo do curso B. Preenchimento dos questionários pós-curso e avaliação do curso |
1 hora |
Para ser aprovado(a), o(a) cursista deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e aproveitamento de 75% (setenta e cinco por cento).