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Escola de Dirigentes – 1ª Edição/2025

Curso em andamento
Carga
Horária
81 horas
Modalidade
Híbrido
Prazo de conclusão
30 julho de 2026

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), na figura da Subsecretaria de Articulação da Rede de Ensino (SUART) e da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), com apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE), apresenta o curso Escola de Dirigentes – 1ª Edição/2025.

Objetivos

  • Compreender os fundamentos legais e normativos da gestão escolar na rede estadual paulista.
  • Aprimorar as competências de liderança para a gestão de pessoas e equipes.
  • Fortalecer o uso de indicadores educacionais para embasar a tomada de decisões.
  • Apoiar a construção de soluções para os desafios diários da gestão regional e promover a cultura de inovação.
  • Ampliar a capacidade de diálogo, mediação e ação coordenada entre os diferentes atores da comunidade escolar.

Este curso será direcionado aos servidores da SEDUC-SP, exercendo a função de:

  • Quadro da Secretaria de Educação (QSE): Coordenador-Dirigente Regional de Ensino; Chefe de Departamento-Dirigente Regional de Ensino; Coordenador Geral-Dirigente Regional de Ensino
  • Quadro do Magistério (QM): Supervisores de Ensino/Educacional Líderes Regionais do Projeto Gestão Educacional Paulista, previsto na Resolução SEDUC 13/2025.

Os conteúdos programáticos deste curso estão estruturados dez módulos abrangendo os temas a seguir:

  • Gestão eficaz: projetos e tempo em educação.
  • Liderança educacional: gestão de equipes e desenvolvimento de potenciais.
  • Comunicação e oratória
  • Estratégias de persuasão e solução de conflitos.
  • Feedback.
  • Encontrando e selecionando talentos.
  • Leitura e análise de dados.

Para mais detalhes sobre o cronograma, a disponibilização dos conteúdos e as atividades, consulte o item 6 (Cronograma de realização das atividades) no Regulamento.

A aprovação do cursista está condicionada ao cumprimento dos seguintes requisitos:

  • Frequência mínima de 75% da carga horária de cada módulo.
  • Aproveitamento igual ou superior a 70% nas atividades avaliativas.

Os critérios de avaliação são definidos por módulo, não sendo adotado o cálculo de média global ao final do curso.