Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Ética e serviço público

Carga
Horária
20 horas
Modalidade
On-line

Neste curso, serão apresentados os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das organizações e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.

Ficou interessado(a) e quer participar dessa ação? Então, acesse https://www.escolavirtual.gov.br/curso/4

Público Alvo:
Servidores públicos federais. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

Conteúdo Programático:

1. Conceitos básicos

  • 1.1 Os sentidos atribuídos à ética
  • 1.2 Relativismo ético
  • 1.3 Ética e filosofia
  • 1.4 Ética, política e direito
  • 1.5 Educação Ética

2. Ética da Vida Pública

  • 2.1 A vida pública e a esfera privada: o Estado
  • 2.2 Democracia e cidadania
  • 2.3 Cidadania no Brasil
  • 2.4 Serviço Público e desafios do Estado contemporâneo no Brasil
  • 2.5 Responsabilidade pública (Accountability)

3. Conduta no Serviço Público

  • 3.1 Regras de conduta
  • 3.2 Profissionalismo, decoro e civilidade
  • 3.3 Códigos de ética no Serviço Público
  • 3.4 Iniciativas da Administração Pública federal

Enap – Escola Nacional de Administração Pública