Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Formação para o Desenvolvimento das Habilidades dos Integrantes do QAE – Parte 1 – 1ª Edição/2025

Inscrições abertas
Carga
Horária
180 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
03 de dezembro de 2025
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), em parceria com a Diretoria de Pessoas (DIPES), o Centro Universitário UniFECAF e com a colaboração da Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), oferta o curso Formação para o Desenvolvimento das Habilidades dos Integrantes do QAE – Parte 1 – 1ª Edição/2025.

O curso tem como proposta estimular uma reflexão prática sobre áreas e dimensões-chave das atribuições dos servidores do Quadro de Apoio Escolar (QAE), visando ao aprimoramento de suas competências e práticas no ambiente escolar.

Seu principal objetivo é qualificar os profissionais do QAE para atuarem com excelência na organização, gestão e atendimento das unidades escolares da rede pública estadual, com foco nas atribuições do Gerente de Organização Escolar (GOE).

A formação está estruturada em três módulos complementares, que abordam desde fundamentos legais e administrativos até competências relacionais e de liderança, alinhando teoria e prática à realidade das escolas e às diretrizes da SEDUC-SP.

O curso é destinado aos servidores do Quadro de Apoio Escolar (QAE) da rede estadual de São Paulo, abrangendo:

  • Agente de Organização Escolar (AOE)
  • Gerente de Organização Escolar (GOE)
  • Secretário de Escola
  • Assistente Administrativo Escolar
  • Agente de Serviços Escolares (ASE)

Podem participar servidores efetivos, estáveis, contratados e readaptados, conforme base da DIPES de 31/07/2025.

Acesse aqui o cronograma para consultar as datas de cada módulo, avaliações e certificação.

O curso é composto por três módulos, e ao final de cada um deles o cursista deverá realizar uma avaliação objetiva. Cada avaliação contém dez questões, e o cursista terá até três tentativas para realizar a atividade dentro do período previsto no cronograma. Para ser considerado aprovado em cada módulo, é necessário alcançar no mínimo 60% de acertos.