Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Fulbright DAI – Programa de aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa

Em andamento
Modalidade
On-line

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) oferece, por meio da EFAPE, uma nova edição do Fulbright DAI – Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers 2024-2025.

Objetivo geral

O Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é uma oportunidade para que professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 (cinco) meses nos Estados Unidos.

Venha participar do Fulbright DAI – Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers 2024-2025. Consulte as regras e orientações no Regulamento, e acesse o formulário de inscrição em Inscrições SEDUC. Esperamos por você! 😊

Entrega do Formulário de Inscrição e do Vídeo até 12:00 (horário de Brasília) do dia 25 de março de 2024.

Ser professor efetivo de língua inglesa do Ensino Médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal da SEDUC-SP

  • Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
  • Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
  • Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;
  • Ter proficiência em inglês (ver item 6);
  • Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;
  • Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;
  • Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;
  • Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
  • Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.
Importante: De acordo com a nova política do Departamento de Estado Americano, os filhos e cônjuges não possuem mais permissão para acompanhar professores internacionais durante o programa.

Inscrições e realização do curso

  • Até 23 de fevereiro de 2024: Secretaria de Educação confirma adesão ao programa DAI;
  • Até 25 de março de 2024: data limite para a Secretaria informar a Comissão Fulbright os nomes de até quatro professores para a etapa de seleção nacional;
  • Até 8 de abril de 2024: data limite para preenchimento do formulário online e envio dos vídeos dos candidatos para a Fulbright;
  • De 9 a 19 de abril de 2024: análise de mérito;
  • Até 23 de abril de 2024: envio dos vouchers para o TOEFL;
  • Até 24 de maio de 2024: data limite para envio do TOEFL Score Report;
  • De 3 a 7 de junho de 2024: período de entrevistas por videoconferência ou telefone;
  • Junho de 2024: resultado da seleção nacional;
  • Dezembro de 2024: resultado da seleção internacional;
  • Julho de 2025: orientação pré-partida e entrevista de visto, São Paulo-SP.
  • Agosto de 2025: início das atividades nos EUA.

Cada secretaria participante indicará até quatro professores de seu estado para a seleção nacional conduzida pela Comissão Fulbright. Para tal, deverá divulgar o programa entre os professores efetivos de inglês do ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal do estado, disponibilizando as informações sobre o programa, as inscrições e o processo seletivo interno.

Na etapa de seleção estadual, conduzida localmente, a avaliação deverá ser feita pela Secretaria Estadual de Educação, preferencialmente levando em conta o projeto individual (Inquiry Project) que será avaliado em todas as etapas de avaliação nacional e internacional. ( Formulário e envio de vídeo de até 30 segundos com o tema:

 What the relevance of your inquiry project and what impacts it could bring to your community and home school?

O professor deverá encaminhar o vídeo através do formulário (https://bit.ly/Fulbright_DAI_2024 ), logado em sua conta da Microsoft – domínio @professor.educacao.sp.gov.br, impreterivelmente, até às 12:00 (horário de Brasília) do dia 25 de março de 2024.

SELEÇÃO NACIONAL

Fase 1 – Análise do Comitê:

As candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação participantes serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e CONSED. Caberá à Secretaria de Educação a divulgação do resultado da fase de seleção estadual aos professores inscritos e não aprovados para a análise do comitê.

Fase 2 – Análise de Proficiência Linguística:

Os professores selecionados na análise de mérito pelo comitê de especialistas farão o teste de proficiência de inglês TOEFL ITP ou IBT, a critério da Comissão Fulbright. Será fornecido voucher para a realização do teste de forma gratuita. Quaisquer custos decorrentes da locomoção do candidato da cidade de residência para a cidade de realização do TOEFL serão de responsabilidade do candidato.

Fase 3 – Entrevistas e seleção para a Etapa Internacional

Serão entrevistados por videoconferência ou telefone os candidatos selecionados na análise de mérito e que obtiverem nota igual ou superior a 500 pontos no TOEFL ITP ou 61 pontos no TOEFL IBT. Na fase 3 serão selecionados até oito candidatos para participarem da seleção internacional, etapa final do processo a ser realizada nos EUA.

SELEÇÃO INTERNACIONAL

Todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI serão revisadas por um Comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C. O Comitê recomendará as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB). Professores serão selecionados para participar do Programa Fulbright DAI com base na experiência educacional, acadêmica e profissional, além da pertinência e impacto do Inquiry Project.