Novo Ensino Médio – Aprofundamento Curricular – Unidade Curricular 1

Em andamento

Em continuidade às ações de implementação do Novo Ensino Médio de São Paulo, e para apoiar os profissionais da Rede neste processo, preparamos um espaço com orientações, vídeos e materiais de apoio sobre a Unidade Curricular 1 de cada um dos 10 Aprofundamentos Curriculares dos Itinerários Formativos do Novo EM.  O objetivo deste conteúdo é colaborar principalmente na rotina de gestores e professores, no planejamento e desenvolvimento pedagógico entre as áreas do conhecimento.

As atividades da Unidade Curricular 1 possibilitam conhecer e entender a estrutura e a organização das atividades propostas por meio do Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento (MAPPA) de cada Aprofundamento e respectivos vídeos, como aspectos das escolhas metodológicas, recursos didáticos, processos avaliativos e articulação de componentes.

Abaixo, elencamos o nome da Unidade Curricular 1 para cada um dos 10 Aprofundamentos Curriculares:

A. Tá na Mídia, Tá no Mundo – #SeLigaNaMidia
B. Educação Financeira Sustentável – Matemática Conectada
C. No Mundo Tudo está Interligado – Superar Desafios é de Humanas
D. Projeto Casa Sustentável – Ciência em Ação
E. O Indivíduo e o Ambiente – A Cultura do Solo: do Campo à Cidade
F. Água e Energia – Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável
G. Tradições e Heranças Culturais – Cultura em Movimento: Diferentes Formas de Narrar a Experiência Humana
H. Números Também Importam – #QuemDivideMultiplica
I. Corpos em Movimento: Cultura e Ciência – Corpo, Saúde e Linguagens
J. Como se Tornar um Resolvedor de Problemas? – Start! Hora do Desafio!

Como acessar este percurso?

1. Clique aqui e acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE);
  2. Nos campos “Usuário”, informe o número do seu CPF (11 dígitos, sem pontos ou hífen) e, no campo “Senha”, informe também o número do seu CPF ou senha pessoal cadastrada;
  3. O link informado levará você diretamente para o conteúdo da Unidade Curricular 1, mas, caso for necessário, você poderá também acessá-lo por meio da página “Início” do AVA-EFAPE, filtrando por “Percursos” e selecionando “Aprofundamento Curricular – MAPPA UC1”.

Quem poderá acessar?

Todos os servidores do QM, QAE e QSE, desde que estiverem com seus cadastros ativos na Secretaria Escolar Digital (SED).

Atenção! Esta ação não prevê inscrições e estará disponível no AVA-EFAPE a todos os servidores, conforme público informado acima.

Atestados

Para receber um atestado de participação em cada componente curricular, realize a atividade proposta e clique em “finalizar a lição”. Todos os atestados estarão disponíveis ao final desta página.

Para mais informações sobre a implementação do Novo Ensino Médio, clique aqui!