Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 1 – 1ª Edição/2023

Prazo de conclusão
05 de março de 2023
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

SOBRE O CURSO

Como conduzir processos de gestão no ambiente educacional de forma assertiva?

No Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 1 – 1ª Edição/2023, você encontrará estratégias de como conduzir seus processos de gestão com assertividade, ética, transparência e eficiência.

A QUEM SE DESTINA

• Dirigente Regional de Ensino;
  • Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional;
  • Diretor de Escola/Diretor Escolar;
  • Coordenador de Organização Escolar.

Geral:

• Gestão escolar: Aperfeiçoar os(as) profissionais nas principais áreas da gestão educacional, oferecendo subsídios para atuação prática do gestor.
  • Diretoria de Ensino: Subsidiar a atuação junto aos(às) Diretores(as) de Escola/Escolares.

Específicos:

• Identificar os pilares e a importância da gestão de pessoas;
  • Identificar os tipos de liderança, considerando o perfil de cada profissional, para a otimização do trabalho da equipe;
  • Engajar as equipes para o uso de metodologias ativas;
  • Utilizar o apoio presencial em aula para proposição de estratégias de melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes;
  • Compreender as dimensões da avaliação na educação básica;
  • Apresentar estratégias e orientações para o acompanhamento da frequência escolar dos(as).
CONTEÚDO

Os conteúdos apresentados serão:

• Gestão de Pessoas: o que é, importância e aplicação;
  • Liderança: tipos e sua Importância;
  • A atuação do(a) Gestor(a) no processo de Apoio Presencial em Aula;
  • A Aprendizagem Ativa no Ambiente Escolar;
  • Frequência Escolar: estratégias e orientações;
  • Sistema de avaliação da Educação.

ACESSO AO CURSO

O acesso ao AVA-EFAPE será liberado após a efetivação da inscrição.

CRONOGRAMA - Atenção: término do curso prorrogado!

As inscrições serão por adesão, e deverão ser realizadas pelo(a) profissional público-alvo da ação. Para participar, será obrigatório o(a) servidor(a) estadual estar com cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Período de inscrições Início do curso no
AVA-EFAPE
Término do curso no
AVA-EFAPE (p
rorrogado)
de 23/01 a 27/02/2023
(até às 10h)
23/01/2023 05/03/2023
(até às 23h59)
MODALIDADE

A distância, em formato de estudos autônomos, realizado no AVA-EFAPE (SEDUC).

CARGA HORÁRIA

Esta ação é composta por 30 horas de carga horária.

CANCELAMENTO

Não serão aceitas solicitações de cancelamento para esta ação.

AVALIAÇÃO

Você deverá ter a frequência e aproveitamento de 100%. Cada conteúdo do curso possui uma sequência de atividades interativas para consolidação do conhecimento. Assim, você deverá responder duas questões objetivas por conteúdo trabalhado no curso, totalizando 12 questões e atingir aproveitamento total, ou seja, acertar todas as questões presentes na ação formativa (12 acertos/12 questões).

Você terá até três tentativas para realizar cada atividade avaliativa dentro do período indicado no cronograma.

Ao final das três tentativas, no caso de não ser atingido o aproveitamento satisfatório, o(a) cursista poderá solicitar apenas uma nova oportunidade no total de atividades da ação, por meio do “Fale com a SEDUC”, disponível no site da EFAPE ou pelo telefone 0800 77 000 12.

PROXIMAS FASES DO PROGRAMA

Os(As) candidatos(as) aprovados no curso Programa de Desenvolvimento de Liderança – PDL – 1ª Edição/2023 receberão, por e-mail, até 72 horas da sua conclusão e respectiva aprovação, o comunicado de aprovação e link de acesso ao Formulário de Inscrição para 2ª Fase do Processo Seletivo para ocupação da função de Dirigente Regional de Ensino em uma das 91 Diretorias de Ensino da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.