Tendo em vista a necessidade contínua de aprimoramento nos processos de gestão no cotidiano educacional, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) propõe, por meio do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), o aperfeiçoamento dos(as) profissionais atuantes em cargos de liderança. O PDL já teve um Curso 1, no qual foram apresentadas as bases do Programa.
O Curso 2 será um aprofundamento do Curso 1 do PDL e abordará temas caros à gestão escolar, em consonância com as políticas educacionais da rede estadual de São Paulo, pautadas nos fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista (2018), do Material Digital (2023), principalmente acerca do compromisso com o desenvolvimento de competências e do processo de avaliação a serviço das aprendizagens dos(as) estudantes, bem como da importância da utilização das Plataformas Digitais e do Painel Escola Total, recursos fundamentais para o acompanhamento e o monitoramento dos indicadores de frequência e aprendizagem.
Aos(Às) servidores(as) da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM), preferencialmente atuando no cargo/função de gestão e liderança escolar, a saber: Diretor(a) de Escola/Escolar, Coordenador(a) de Organização Escolar, Coordenador(a) de Gestão Pedagógica/Coordenador(a) de Gestão Pedagógica Geral, Professor(a) de Educação Básica I, Professor(a) de Educação Básica II, Professor(a) de Ensino Fundamental e Médio e Dirigente Regional de Ensino.
Importante: o(a) servidor(a) deverá estar obrigatoriamente com o seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
Atenção: não é pré-requisito ter participado do Curso 1 para se inscrever no Curso 2 do PDL.
Inscrições e realização do curso
Para ser aprovado(a), o(a) cursista deverá obter frequência e aproveitamento total de 100% (cem por cento) em todos os módulos do curso.