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Projeto Ame sua Mente na Escola – 1ª edição/2023

Encerrado
Carga
Horária
32 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
31 de outubro de 2023
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

SOBRE O CURSO

A aspiração do Projeto Ame sua Mente na Escola é estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental. A ação visa favorecer, por meio da educação em saúde, a promoção de saúde mental, a prevenção de transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais, a resolução de problemas mais leves dentro da própria escola, a identificação precoce e o encaminhamento adequado de casos para assistência especializada, assim como promover o autocuidado em relação à saúde mental dos próprios educadores.

OBJETIVOS

O curso Ame sua Mente na Escola – 1ª edição/2023 tem por objetivos:

  • Promover uma cultura sobre saúde mental, por meio da formação profissional e do desenvolvimento de estratégias de conscientização e intervenção em saúde mental.
  • Promover um olhar mais amplo e humanizado sobre saúde mental e a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais. Consequentemente, auxiliar a escola a desenvolver um ambiente mais acolhedor, propício ao bem-estar e à promoção de saúde mental.
  • Promover a saúde mental, por meio do encaminhamento preventivo de jovens em condições de risco.
  • Orientar educadores para lidar com problemas relacionados à saúde mental no contexto escolar.

A QUEM SE DESTINA

O curso será ofertado aos servidores da Seduc-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM). A saber:

  • Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional;
  • Coordenador de Equipe Curricular;
  • Professor Especialista em Currículo;
  • Diretor de Escola/Diretor Escolar;
  • Coordenador de Organização Escolar;
  • Coordenador de Gestão Pedagógica;
  • Coordenador de Gestão Pedagógica Geral;
  • Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento;
  • Professor Orientador de Convivência.
Importante: O(A) servidor(a) estadual deverá estar obrigatoriamente com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

INSCRIÇÕES

Foram disponibilizadas 390 novas vagas.

As inscrições foram prorrogadas e deverão ser efetuadas por cada profissional público-alvo da ação, até o dia 24/04/2023 (segunda-feira às 17h), ou até o preenchimento das vagas ofertadas para o curso, o que acontecer primeiro.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

As atividades deverão ser realizadas no período de 2/05/2023 a 31/10/2023.

MODALIDADE

O curso será ofertado em formato de estudos autônomos, a distância, por meio da plataforma do Instituto Ame sua Mente (thinkific.com).

Mais informações serão enviadas ao e-mail do servidor inscrito, após o término oficial das inscrições.

CARGA HORÁRIA, ESTRUTURA E CRONOGRAMA

O curso possui carga horária de 32 horas, e o seu conteúdo está organizado em sete módulos, conforme o quadro a seguir:

Módulos Temas
Módulo I – Saúde mental
  • O que é saúde mental?
  • As dimensões da saúde mental (saúde, problema e transtorno)
  • O que causa os transtornos mentais?
  • Promoção de saúde e prevenção de transtornos mentais
  • Qual é o papel do educador no que tange à saúde mental de seus alunos?
  • Alfabetização em saúde mental
Módulo II – Transtornos de ansiedade
  • O que é ansiedade?
  • Qual é a relação entre ansiedade, estresse e medo?
  • A neurobiologia da ansiedade
  • O que são transtornos de ansiedade?
  • Quais são os transtornos de ansiedade?
  • Causas e fatores de risco dos transtornos de ansiedade
  • O estigma da ansiedade
  • Autocuidado na ansiedade
  • Como lidar com a ansiedade e estratégias para sala de aula
Módulo III – Transtornos do humor
  • Depressão na infância e na adolescência
  • Fatores de risco associados à depressão
  • Autocuidado na depressão
  • O papel da comunidade escolar (escola, professores, funcionários e famílias) na depressão
  • Como lidar com a depressão e estratégias para sala de aula
Módulo IV – Comportamentos disruptivos na escola: transtorno de oposição desafiante e transtorno de conduta
  • O que são comportamentos disruptivos
  • O que são a raiva e o ciclo da raiva
  • Autocuidado e gerenciamento da raiva
  • Amabilidade
  • Entendendo o transtorno de oposição desafiante e o transtorno de conduta
  • Fatores de risco
  • O papel da comunidade escolar
  • Como lidar com o transtorno de oposição e de conduta
Módulo V – Desafios do cotidiano escolar: consumo de drogas
  • Conceitos básicos sobre drogas psicotrópicas e dependência química
  • Classificação das substâncias psicotrópicas, seus efeitos e riscos
  • Neurociência do uso de substâncias e o impacto no desenvolvimento
  • Como intervir? Estratégias de prevenção do uso de substâncias na escola
  • Como intervir? Como lidar com o uso de substâncias na escola
Módulo VI – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • A epidemiologia e etiologia do TDAH
  • Tríade somática
  • Neurobiologia e funções executivas
  • Sintomas
  • Como identificar o TDAH na sala de aula
  • Como lidar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na sala de aula
Módulo VII – Saúde mental na escola – protocolos de encaminhamento
  • A escola promotora de saúde mental
  • A ciência da prevenção em saúde mental
  • Papéis dos agentes especializados e a rede de encaminhamento
  • Utilização dos protocolos de encaminhamento

AVALIAÇÃO

Para a obtenção do certificado os cursistas deverão ter frequência mínima de 75% e aproveitamento SATISFATÓRIO ao concluírem 75% das atividades em pelo menos cinco módulos.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE aos profissionais que atenderem aos critérios de certificação definidos para esta ação.