SOBRE O CURSO
A aspiração do Projeto Ame sua Mente na Escola é estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental. A ação visa favorecer, por meio da educação em saúde, a promoção de saúde mental, a prevenção de transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais, a resolução de problemas mais leves dentro da própria escola, a identificação precoce e o encaminhamento adequado de casos para assistência especializada, assim como promover o autocuidado em relação à saúde mental dos próprios educadores.
OBJETIVOS
O curso Ame sua Mente na Escola – 1ª edição/2023 tem por objetivos:
- Promover uma cultura sobre saúde mental, por meio da formação profissional e do desenvolvimento de estratégias de conscientização e intervenção em saúde mental.
- Promover um olhar mais amplo e humanizado sobre saúde mental e a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais. Consequentemente, auxiliar a escola a desenvolver um ambiente mais acolhedor, propício ao bem-estar e à promoção de saúde mental.
- Promover a saúde mental, por meio do encaminhamento preventivo de jovens em condições de risco.
- Orientar educadores para lidar com problemas relacionados à saúde mental no contexto escolar.
A QUEM SE DESTINA
O curso será ofertado aos servidores da Seduc-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM). A saber:
- Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional;
- Coordenador de Equipe Curricular;
- Professor Especialista em Currículo;
- Diretor de Escola/Diretor Escolar;
- Coordenador de Organização Escolar;
- Coordenador de Gestão Pedagógica;
- Coordenador de Gestão Pedagógica Geral;
- Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento;
- Professor Orientador de Convivência.
Importante: O(A) servidor(a) estadual deverá estar obrigatoriamente com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
INSCRIÇÕES
Foram disponibilizadas 390 novas vagas.
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser efetuadas por cada profissional público-alvo da ação, até o dia 24/04/2023 (segunda-feira às 17h), ou até o preenchimento das vagas ofertadas para o curso, o que acontecer primeiro.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
As atividades deverão ser realizadas no período de 2/05/2023 a 31/10/2023.
MODALIDADE
O curso será ofertado em formato de estudos autônomos, a distância, por meio da plataforma do Instituto Ame sua Mente (thinkific.com).
Mais informações serão enviadas ao e-mail do servidor inscrito, após o término oficial das inscrições.
CARGA HORÁRIA, ESTRUTURA E CRONOGRAMA
O curso possui carga horária de 32 horas, e o seu conteúdo está organizado em sete módulos, conforme o quadro a seguir:
Módulos |
Temas |
Módulo I – Saúde mental |
- O que é saúde mental?
- As dimensões da saúde mental (saúde, problema e transtorno)
- O que causa os transtornos mentais?
- Promoção de saúde e prevenção de transtornos mentais
- Qual é o papel do educador no que tange à saúde mental de seus alunos?
- Alfabetização em saúde mental
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Módulo II – Transtornos de ansiedade |
- O que é ansiedade?
- Qual é a relação entre ansiedade, estresse e medo?
- A neurobiologia da ansiedade
- O que são transtornos de ansiedade?
- Quais são os transtornos de ansiedade?
- Causas e fatores de risco dos transtornos de ansiedade
- O estigma da ansiedade
- Autocuidado na ansiedade
- Como lidar com a ansiedade e estratégias para sala de aula
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Módulo III – Transtornos do humor |
- Depressão na infância e na adolescência
- Fatores de risco associados à depressão
- Autocuidado na depressão
- O papel da comunidade escolar (escola, professores, funcionários e famílias) na depressão
- Como lidar com a depressão e estratégias para sala de aula
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Módulo IV – Comportamentos disruptivos na escola: transtorno de oposição desafiante e transtorno de conduta |
- O que são comportamentos disruptivos
- O que são a raiva e o ciclo da raiva
- Autocuidado e gerenciamento da raiva
- Amabilidade
- Entendendo o transtorno de oposição desafiante e o transtorno de conduta
- Fatores de risco
- O papel da comunidade escolar
- Como lidar com o transtorno de oposição e de conduta
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Módulo V – Desafios do cotidiano escolar: consumo de drogas |
- Conceitos básicos sobre drogas psicotrópicas e dependência química
- Classificação das substâncias psicotrópicas, seus efeitos e riscos
- Neurociência do uso de substâncias e o impacto no desenvolvimento
- Como intervir? Estratégias de prevenção do uso de substâncias na escola
- Como intervir? Como lidar com o uso de substâncias na escola
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Módulo VI – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
- A epidemiologia e etiologia do TDAH
- Tríade somática
- Neurobiologia e funções executivas
- Sintomas
- Como identificar o TDAH na sala de aula
- Como lidar transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na sala de aula
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Módulo VII – Saúde mental na escola – protocolos de encaminhamento |
- A escola promotora de saúde mental
- A ciência da prevenção em saúde mental
- Papéis dos agentes especializados e a rede de encaminhamento
- Utilização dos protocolos de encaminhamento
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AVALIAÇÃO
Para a obtenção do certificado os cursistas deverão ter frequência mínima de 75% e aproveitamento SATISFATÓRIO ao concluírem 75% das atividades em pelo menos cinco módulos.
CERTIFICAÇÃO
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE aos profissionais que atenderem aos critérios de certificação definidos para esta ação.