Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Saúde Mental e Bem-Estar: Jornada de Desenvolvimento Humano e Profissional

A Trilha Formativa Conviva tem como principal foco promover uma nova cultura sobre saúde mental nas escolas. Assim, professores, gestores e funcionários da comunidade escolar poderão buscar seu desenvolvimento emocional, além de auxiliarem os estudantes, da melhor maneira possível, no desenvolvimento de competências cognitivas, emocionais e sociais.

Por meio desta ação, serão oferecidos insumos e espaço para os profissionais interessados estudarem os temas e compartilharem suas ideias e experiências. Dessa forma, na sequência, conforme cronograma a ser divulgado por meio do Conviva e canais oficiais da SEDUC-SP, participarão da roda de conversa sobre o tema. Esta mesa redonda contará com a participação de especialistas das áreas de Saúde Mental e da Educação, e será transmitida ao vivo pelo Centro de Mídias (CMSP).

Conteúdo
  • Percurso I: “Eu, educador, e a saúde mental dos alunos”;
    • Subtema: “Saúde Mental na prática: um antídoto para ansiedade”;
    • Subtema: “A eficácia do Acolhimento Emocional”;
    • Subtema: “Estratégias para sobreviver ao ‘tsunami’ da pandemia”;
  • Percurso II: “Eu, educador, e a saúde mental dos alunos”;
  • Percurso III: “Saúde mental hoje e no futuro”.
Carga horária

Esta ação terá uma carga horária média de 20 horas por percurso.

Público-alvo

Todos os servidores do QM, QAE e QSE desde que estiverem com cadastros ativos na Secretaria Escolar Digital (SED) no mês de abril/2021.

Certificação

Esta ação não será obrigatória e, por isso, não haverá exigência para os participantes concluírem as atividades propostas. Porém, aqueles que as realizarem no decorrer dos percursos e cumprirem com os critérios informados no item abaixo, receberão um atestado de participação a ser emitido pelo Conviva e pelo Instituto Ame Sua Mente.

  1. Critérios para receber atestado:
    Esta ação será composta por onze subtemas, organizados em três grandes percursos:
    – “Eu, educador e minha saúde mental”;
    – “Eu e a saúde mental dos alunos”;
    – “Saúde mental hoje e no futuro”.
  2. Para cada subtema, haverá uma Comunidade Virtual (fórum) e uma tarefa a ser realizada em grupos de até 5 servidores. Depois, deverá ser postada nos espaços relacionados. Desta forma, para obter o atestado de participação, o cursista deverá obter no mínimo, 70% de participação e frequência no total de tarefas propostas.
  3. A atestação será realizada ao final da Trilha, e os servidores receberão as orientações para consulta do atestado em momento oportuno.
DesenvolvimentoJornadaSaúdeSocioemocional