Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

DENUNCIE

15.06.2022

Campanha “#NãoSeCale” chama a atenção para o abuso e a violência contra crianças e adolescentes

Mais de 4.400 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas nos primeiros quatro meses deste ano. Um tipo de crime cruel e silencioso que, muitas vezes, acontece no ambiente doméstico, ou seja, na casa da própria vítima. Os dados são do Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), divulgados pelo portal G1.

Em comparação com o mesmo período de 2020, com total de 2.120 casos, o levantamento mostra que as denúncias mais do que dobraram. E o aumento é apontado como um reflexo do retorno às aulas presenciais, já que a escola costuma ter um papel importante na identificação de casos suspeitos. É no ambiente de ensino que, muitas vezes, os professores e coordenadores notam mudanças no comportamento dos estudantes, fazendo com que a instituição acione o Conselho Tutelar.

Mas isso não significa que é apenas papel da escola registrar uma denúncia, pelo contrário. A campanha #NãoSeCale, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, chama a atenção da população para que todos os cidadãos possam atuar de forma ativa no combate ao abuso e à violência contra crianças e adolescentes, por meio desse mesmo mecanismo.

Viu uma situação dentro de casa, no vizinho ou conhece uma criança ou adolescente que sofre com esses tipos de situações no bairro? A orientação é não deixar isso passar. Basta ligar no número 100 e registrar um relato. A ligação é anônima e gratuita, ou seja, não é preciso se identificar.

A campanha chega ao seu terceiro ano e, ao longo desse período, produziu uma série de materiais informativos para promover a conscientização e o cuidado sobre esses tipos de crimes. Confira alguns desses links e materiais educativos; e se puder, compartilhe com a sua rede:

Gibi Depoimento Especial – Infância e Juventude

Justiça e as Crianças

Carta do Depoimento Especial – Infância e Juventude

Podcast PodRã: #03 – Corredor da rua 7 – O trabalho das juízas no atendimento de crianças e adolescentes e o Depoimento Especial

Artes e outros materiais para divulgação nas redes sociais:
https://www.tjsp.jus.br/Imprensa/Campanhas/NaoSeCale

O abuso e a violência contra crianças e adolescentes são crimes, #NãoSeCale, ligue 100 e registre uma denúncia!

Gostou dessa notícia?