Você sabia que o ato de ensinar é tão antigo que antecede a história da própria escrita? Muito antes da criação das primeiras letras, nas sociedades mais remotas, a troca de conhecimentos já era realizada por meio da oralidade. Foi assim que surgiram os primeiros professores!
Ao longo dos anos, esses profissionais foram ganhando novos espaços e desafios. No Brasil, a Educação foi oficializada em 15 de outubro de 1827, a partir de um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”, à época, acessíveis apenas às famílias mais ricas e abastadas. Os professores praticavam o ofício nesses espaços privados ou por meio de aulas particulares.
Foi em função desse decreto que, décadas mais tarde, em 1963, quando a Educação já estava difundida entre os mais diversos grupos sociais, que o dia 15 de outubro foi declarado o Dia dos Professores, uma homenagem aos profissionais que se dedicam integralmente à formação de jovens, crianças e adultos no nosso país.
Hoje, com 12 anos de existência, a EFAPE atende mais de 234 mil servidores, entre eles muitas professoras e professores, com cursos e demais ações de formação, fomentando e contribuindo para a criação de uma rede de apoio e disseminação de experiências entre os profissionais da Educação.
Diante da pandemia do novo coronavírus, a EFAPE tem procurado desempenhar um importante papel, auxiliando os educadores da Rede a criar novas formas de exercer o seu ofício em tempos tão desafiadores.
A nossa admiração, valorização e respeito aos professores e professoras, nesta data simbólica e em todos os outros 365 dias!
Assista ao vídeo que nós preparamos para os professores da Rede: