Cuidar da Terra não é mais uma opção, é uma necessidade. Os números comprovam que as mudanças climáticas têm gerado impactos cada vez mais extremos e recorrentes, além de capazes de comprometer a nossa qualidade de vida. E a ciência confirma a influência humana sobre esse cenário. Se algo precisa ser feito, como começar?
A educação é um ótimo ponto! Por isso, foi criado em 2019 o Programa de Alfabetização Ambiental (PAA), por meio de uma resolução conjunta da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC-SP).
O Programa promove uma série de ações voltadas à formação e ao engajamento de educadores e gestores escolares com as temáticas socioambientais. Um caminho para que esses profissionais possam estar melhor preparados para trabalhar pautas relevantes e atuais com os estudantes, conscientizando os jovens sobre a importância da preservação ambiental, da separação correta dos resíduos, da reciclagem, entre outros tópicos. Tudo isso em linha com o Currículo Paulista.
Os conteúdos formativos podem ser acessados no Canal de Desenvolvimento Profissional 1 do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), tanto no aplicativo quando no YouTube.
Considerando os resultados positivos que o Programa de Alfabetização Ambiental tem gerado, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, submeteu um artigo abordando essas experiências na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que foi aceito com êxito.
Ao lado de trabalhos de outros países, o conteúdo foi apresentado virtualmente em uma sessão da Conferência das Partes da Biodiversidade (COP 15), que ocorreu em Montreal, no Canadá, dedicada à discussão de ações relacionadas à Comunicação, Educação e Conscientização Pública.
A Conferência tem como objetivo transformar a relação da sociedade com a biodiversidade por meio de um plano de ações a serem implementadas pelos governantes de todo o planeta para garantir que, até 2050, estejamos vivendo em harmonia com o meio ambiente.
Para saber mais sobre o evento e as apresentações acesse (em inglês): Feira CEPA 2022 – Exposições Virtuais – COP15 | Convenção sobre a Diversidade Biológica (cbd.int)