TikTok, Instagram, YouTube, Netflix…
Quem nunca usou uma dessas plataformas? Elas impactaram, e muito, a forma como consumimos a informação, especialmente quando se trata dos jovens. Dados divulgados pelo YouTube no final de 2020 revelaram que, só no Brasil, há 105 milhões de usuários ativos mensalmente na plataforma, acessando todos os tipos de conteúdos, de jornalismo e educação a entretenimento.
Assim como a maneira de se informar mudou, o ‘ensinar’ também passa por um ciclo de transformação, fazendo com que os educadores tenham de se reinventar diariamente. Diante desse contexto, conhecer e utilizar os meios pelos quais os estudantes buscam conteúdos e se adequar a eles é fundamental para uma formação cidadã, fomentando o pensamento crítico e autônomo.
Nesse sentido, na quarta-feira, 01/09, das 16 às 17h30, o canal Desenvolvimento Profissional 1 vai receber o jornalista e editor-chefe da CNN, Rodrigo Maia, para uma conversa sobre a Influência das Mídias na Educação Brasileira.
Além de um comunicador com mais de 20 anos de experiência em grandes veículos de imprensa, Maia também é professor universitário e vive de perto o desafio de estar atento aos canais em que os jovens estão presentes, para fazer com que o jornalismo e a educação também cheguem até eles através dessas novas mídias. E um ponto importante: informando no formato e na linguagem que eles esperam ser impactados.
A formação promete um olhar sobre a comunicação na modernidade. Não perca!
Informações importantes
Comunicação na Modernidade: A Influência das Mídias na Educação Brasileira
Data: 01/09
Horário: 16h às 17h30
Canal: Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP
Sobre Rodrigo Maia
Jornalista há 22 anos, com passagens pela TV Record, Record News, Portal R7, TV Bandeirantes, Canal 21, está na CNN há 18 meses, onde é editor-chefe, responsável pelas editorias de política, economia e educação. É apresentador do CNN Educação.
Formado em jornalismo, radialismo e letras, tem mestrado e doutorado em Linguística pela PUC-SP. Na mesma universidade, fez pós-doc em Comunicação. Tem experiências acadêmicas em universidades nos EUA, como Georgetown, Berkeley e Princeton, onde ministrou cursos e palestras. É professor há 17 anos, com aulas na graduação e pós-graduação da PUC-SP e da Belas Artes.