Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Escolas públicas estaduais têm até este sábado para confirmar adesão a programa de Educação Financeira

15.07.2021

Aprender Valor apresenta conhecimentos para gestores, professores e estudantes do ensino fundamental

Termina neste sábado (31), o prazo para que escolas da rede pública estadual confirmem adesão ao programa Aprender Valor. A iniciativa do Banco Central do Brasil desenvolve competências e habilidades relacionadas à educação financeira e consumo para gestores, professores e estudantes do ensino fundamental de toda a rede conveniada, com destaque para Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.

A ação teve início no ano passado, em caráter experimental, em escolas do Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Distrito Federal. O secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, explica que os projetos escolares apresentam a Educação Financeira aplicada de forma transversal e integrada a componentes curriculares obrigatórios, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Via online, vamos oferecer formações específicas para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares e professores, além de um conjunto de projetos escolares para os nove anos do ensino fundamental”, diz.

A plataforma do programa contempla alguns pontos. Entre eles, curso de finanças pessoais para equipe gestora, professores e demais profissionais da escola; propostas de ações para a implementação do Programa durante o ano letivo; recursos educacionais, como sequências didáticas e planos de aula; e avaliações de aprendizagem dos estudantes.

O cenário pandêmico, que trouxe consequências econômicas, financeiras e desemprego, foi lembrado por Rafael Dombrauskas, do Aprender Valor e da Equipe de Matemática da Seduc-SP. “São temas fundamentais para o cenário atual. É preciso educar também no que diz respeito a consumo, poupança e planejamento para que a comunidade escolar seja impactada positivamente”, resume.

Educação Financeira nas escolas estaduais

Além do trabalho interdisciplinar desenvolvido em muitas escolas, entre 2020 e 2021, foram registradas 5379 Eletivas – um dos três componentes curriculares do Inova Educação – na Educação Básica Paulista com a temática Educação Financeira. Neste período, foram registradas 144.524 Eletivas na Secretaria Escolar Digital (SED).

Gostou dessa notícia? Array