O romance brasileiro, Senhora, foi publicado em 1874, na forma de folhetim.
A obra, de José de Alencar, é uma ficção que narra a história de Aurélia Camargo, uma moça pobre, que tinha perdido o irmão e o pai. A mãe, zelosa, com medo de deixar a filha desamparada, insistia em que ela ficasse na janela pra arrumar um noivo. Assim, Aurélia conquistou muitos admiradores e um grande e único amor, Fernando Seixas.
Seixas, que vivia com a mãe e duas irmãs, era funcionário público e levava uma vida humilde. Embora já fossem noivos, ele desiste de se casar com ela, porque sabia que continuaria pobre e não ascenderia socialmente.
Então, por interesse, ele se casa com Adelaide, que lhe ofertara um dote de trinta mil contos de réis.
Porém, o caldo dessa história entornou! E como! Aliás, entornar caldos é uma característica do estilo de José de Alencar nos seus romances urbanos. Ao narrar a vida da alta sociedade, do período imperial, esse autor vasculha as intrigas amorosas, enfatizando a figura da mulher e seus aspectos psicológicos.
Bem, vamos parar por aqui e esperar você pra participar com a gente da discussão desse romance que deu pano pra manga, e pra a saia, e pros vestidos da Aurélia…rsrs
Nosso encontro
O Clube de Leitura Gato Preto conta com a mediação da equipe técnica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) e vai ao ar, ao vivo, via CMSP. É uma realização do Núcleo de Biblioteca e Documentação do CRE Mario Covas / EFAPE.
O Clube de Leitura Gato Preto mantém sua programação sempre na última quarta-feira do mês!
Data: 26 de junho
Horário: das 15h às 16h30
Local: Canal de Desenvolvimento Profissional 2, CMSP