Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

EU OUVI, CLÁSSICO DA LITERATURA?

21.09.2023

“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, será o próximo livro do Clube de Leitura “Gato Preto”. Dia 27/09, das 15h às 16h30.

 

Essa é uma das obras mais importantes e contundentes que trazem o tema da seca na região Nordeste do Brasil. Publicado pela primeira vez em 1938, o livro “Vidas Secas” ainda emociona seus leitores com sua triste história.

Graciliano Ramos narra a peregrinação da família de Fabiano: sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia, em busca da sobrevivência e fugindo da seca implacável do agreste nordestino. Originalmente, nasceu como o conto “Baleia”, que dava especial destaque à cachorra como o personagem central na história, em um processo em que a fome e a miséria promoviam a solidariedade pelo animal e a animalização dos seres humanos.

Um comentário que aparece com frequência nos encontros do Clube de Leitura “Gato Preto” é que, ao reler na idade adulta um livro que foi lido na infância ou adolescência, temos a sensação de ser a primeira leitura. Provavelmente essa impressão acontecerá para muitos leitores de “Vidas Secas”, quando um olhar adulto consegue perceber de forma mais abrangente a tragédia humana da desigualdade social.

A obra ganhou uma versão para o cinema em 1963, que se tornou um clássico nas mãos do diretor Nelson Pereira dos Santos.

Sobre o autor

Graciliano Ramos de Oliveira (27/10/1892, Alagoas – 20/03/1953, Rio de Janeiro) foi um escritor e jornalista pertencente à segunda fase do movimento modernista brasileiro, denominada fase de consolidação, quando a identidade de brasilidade se distancia dos cânones estéticos europeus.

Com a publicação de seu romance “Angústia”, em 1936, considerado por muitos a sua melhor obra, o autor também foi visto como o precursor do movimento existencialista no Brasil.

Além de escritor, envolveu-se também com política. Em 1936, quando era diretor de instrução em Alagoas, foi detido sob suspeita de ter participado da Aliança Nacional Libertadora, movimento que se opunha ao governo Getúlio Vargas. Esse período em que esteve preso gerou outra de suas grandes obras: “Memórias do Cárcere”.

Nosso encontro

O Clube de Leitura “Gato Preto” conta com a mediação da equipe técnica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE e vai ao ar, ao vivo, via CMSP. É uma realização do Núcleo de Biblioteca e Documentação do CRE Mario Covas.

Data: 27 de setembro

Horário: das 15h às 16h30

Local: Canal de Desenvolvimento Profissional 2, CMSP

Próximos encontros

O Clube de Leitura “Gato Preto” prossegue neste segundo semestre com livros apaixonantes! Confira a programação:

“Dom Casmurro”, de Machado de Assis – 25 de outubro;

“1984”, de George Orwell – 29 de novembro.

Gostou dessa notícia? Array