ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo): Momento de formação e estudo coletivo, realizado presencialmente na Unidade Escolar, para troca de saberes, construção de conhecimento e proposição de ações conjuntas visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Este momento deve ser organizado pela escola, consultando o corpo docente para a participação de todos ou, pelo menos, da maioria dos professores da Unidade Escolar nos estudos e discussões dos temas locais.
ATPL (Aula de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha) ou APD (Atividade Pedagógica Diversificada): Momento de estudo individual, destinado à preparação de aulas, correção de atividades, planejamento e outras atividades de caráter individual, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
A partir de 2025, a ATPC EFAPE passa a ser denominada Planejamento de Aula e será disponibilizada em novo formato no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA EFAPE). A mudança será gradual, com previsão de alteração definitiva da nomenclatura para 03 de março de 2025.
O Planejamento de Aula ofertado pela EFAPE é o espaço destinado à formação e preparação de aulas, tendo como objetivos subsidiar a prática pedagógica de modo a enriquecer o trabalho em sala de aula e orientar a aplicação de materiais e recursos pedagógicos disponibilizados pela SEDUC-SP. A ação deverá ser realizada nos momentos de ATPL ou APD.
A realização do planejamento de aula deve ser semanal, de acordo com a jornada de trabalho do docente. Essa formação é intrínseca do fazer pedagógico e a EFAPE está apoiando com formações específicas para auxiliar no processo do planejamento de aula do professor de acordo com o escopo-sequência. Semanalmente, os temas e componentes estarão disponibilizados no AVA EFAPE, sempre a partir da manhã da segunda-feira.
As ATPL/APD, semanais, devem ser realizadas conforme a quantidade de aulas atribuídas de acordo com a Resolução SEDUC nº 105/2024. Porém a sua participação na formação intitulada “Planejamento de Aula”, ofertada pela EFAPE fica restrita em uma ou duas apenas desses momentos de ATPL/APD conforme anexo I do Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025.
Um Planejamento de Aula deve ser no seu componente curricular de aulas atribuídas. O segundo Planejamento de Aula (quando for o caso e de acordo com a carga horária) deverá ser realizado de acordo com orientação da UE, de forma a melhor atender às necessidades de formação do docente.
A ação formativa “Planejamento de Aula” da EFAPE é um subsídio e apoio para o fazer pedagógico do professor. Planejar uma aula deve estar intrínseco às ações do professor pois a Secretaria disponibiliza materiais e recursos pedagógicos diversos, mas cada turma tem um ritmo e necessidades diferentes que requerem processos de ensino com especificidades e particularidades, seja para um retomada de habilidades e conhecimentos, alunos com necessidades especiais dentre outras situações que o professor, conhecendo suas turmas e o escopo-sequência do componente com o ano/série correspondente poderá planejar uma aula focada nos estudantes e na progressão das suas aprendizagens (de forma coletiva, colaborativa e também individual).
Preparar-se antecipadamente para dar uma aula exitosa deve ser rotina a partir do planejamento de aula que permite, ao professor, adequar os materiais e recursos sugeridos conforme a realidade e a necessidade da sua turma que pode ter especificidades não contempladas no material produzido pela Seduc, que é apenas uma referência e produzido para todo o estado de SP.
Faça seu login no novo AVA EFAPE (USUÁRIO e SENHA com o número do CPF com 11 dígitos, sem pontos e sem hífen) para começar a sua jornada formativa.
Link do novo AVA-EFAPE: https://avaefape.educacao.sp.gov.br
Caso não consiga acessar o AVA EFAPE, pedimos que aguarde a próxima atualização do sistema, que ocorre periodicamente para liberação dos acessos. Ressaltamos que os dados funcionais na SED devem estar atualizados, pois a base é sincronizada semanalmente com essas informações.
Fique tranquilo(a), durante esse período de atualização, seu acesso ao ambiente virtual não impactará sua frequência, e você não será prejudicado. Recomendamos que, nesse intervalo, utilize seu horário de ATPL/APD para realizar estudos e preparar suas aulas normalmente.
Vale lembrar que o Planejamento de Aula (antigo ATPC EFAPE) está sendo realizado no ambiente virtual AVA EFAPE (https://avaefape.educacao.sp.gov.br/login/index.php).
A EFAPE ofertará ações para a composição das atividades de ATPC:
A EFAPE ofertará ações para a composição das atividades de ATPL/APD:
Sim, os professores que participam do Programa Multiplica SP #Professores, que pode ser feito em horário de ATPC e, também realizam o Planejamento de Aula, em ATPL ou APD.
A participação do professor nas atividades do Programa Multiplica SP #Professores e no Planejamento de Aula é fundamental para o seu desenvolvimento profissional e organização da sua rotina pedagógica com vistas ao seu processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. As duas ações, de forma complementar, promovem o aprimoramento contínuo e a atualização pedagógica docente. O Programa Multiplica proporciona aos educadores a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio da troca de experiências e aprendizagem entre pares, enquanto o Planejamento de Aula permite a reflexão sobre práticas de ensino e o planejamento de aulas mais eficazes.
Vale ressaltar que o Programa Multiplica, conforme a Resolução Seduc nº 33/24 pode ser realizado presencial, ou não, na escola com horário e local de livre escolha do professor participante.
O docente que atua em mais de uma escola deve realizar a ATPC na unidade escolar onde possui maior carga horária atribuída. Caso haja equivalência de carga horária, a definição deve ser acordada com a gestão das escolas envolvidas.
Em ambos os casos, o Coordenador da outra UE deverá atualizar o docente quanto às atividades pedagógicas específica dessa escola, a serem desenvolvidas.
Em casos de acumulação remunerada, o professor poderá realizar uma ATPC para cada vínculo, desde que respeitadas as normas da SEDUC-SP. Poderá ser autorizada a realização de ATPC de forma remota para os docentes que atuam no período noturno, diante da incompatibilidade de horários.
O regente de classe dos anos iniciais do Ensino Fundamental poderá realizar a ATPC durante as aulas de Educação Física e Artes. Caso seja necessária a sua atuação como eventual, poderá ser autorizada a realização de ATPC correspondente de forma remota.
O acompanhamento semanal da participação dos docentes tanto no Programa Multiplica SP #Professores quanto no Planejamento de Aula da EFAPE é de responsabilidade da Unidade Escolar e será realizado por meio do Painel Escola Total.
O docente readaptado deverá cumprir a carga horária fixada em sua Apostila de Readaptação, excluindo a ATPL ou APD. O docente readaptado pode participar de ATPC a critério de seu superior imediato ou quando suas atividades tiverem cunho pedagógico, dentro de componente curricular.
Este FAQ é baseado no “Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025” da SEDUC-SP. Consulte o documento completo para obter informações detalhadas e orientações específicas.
Em caso de dúvidas, procure a Equipe Gestora da sua Unidade Escolar.