Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

INDICAÇÃO DE ABRIL

13.05.2024

É preciso gostar de Matemática para gostar do livro O homem que calculava?

O homem que calculava, de Malba Tahan, animou as discussões do Clube de Leitura Gato Preto em abril, que contou com a presença de nove debatedores.

Publicado pela primeira vez em 1938, essa obra conquistou os corações de leitores, sobretudo professores e estudantes que puderam compreender a Matemática como uma ciência que vai muito além da lógica concreta dos números.

Conheça o autor

Júlio César de Mello e Souza (06/05/1895, Rio de Janeiro, RJ – 18/06/1974, Recife, Pernambuco), mais conhecido como Malba Tahan, foi professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor de contos árabes, por meio dos quais divulgou a Matemática no Brasil.

O livro lido

O livro conta a história de Beremiz Samir, um exímio matemático persa que andava pelo mundo resolvendo cálculos complicados, e aparentemente insolúveis. Assim, ele harmonizava as relações pessoais profissionais que desafiavam os homens.

O que os clubistas estão falando

Esse romance, que foi o segundo mais votado para compor a programação do Clube de Leitura Gato Preto de 2024, recebeu muitos comentários do público.

Vamos conhecer alguns?

Aline: Esta obra é extremamente útil para a compreensão e solução de problemas matemáticos, por meio de uma narrativa riquíssima que utiliza fatos do cotidiano.

Natália: Realmente é um livro fantástico, não sou da área, porém esse livro nos dá maneiras de entender várias formas de raciocínio, e de um jeito lúdico.

Roseli: Apesar de não ser um livro didático, é muito recomendado nas escolas por sua simplicidade na forma de apresentar a Matemática.

Catarina: Eu li o livro e achei bastante interessante, com histórias criativas, e que exercita o raciocínio lógico! É um livro que traz possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade!

Roselia: Matemática e leitura devem seguir juntas.

Gostou dessa notícia? Array