Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

“Destino Educação: Escolas Inovadoras”

24.11.2016

Anna Penido é jornalista com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e diretora do Instituto Inspirare. Confira as indicações dela.

“Destino Educação: Escolas Inovadoras”

O que fazer para aproximar as escolas dos estudantes e da realidade do século 21? Que inovações podem fazer diferença no engajamento, na aprendizagem e na preparação dos alunos para que enfrentem os desafios do mundo contemporâneo? O livro Destino Educação: Escolas Inovadoras apresenta um conjunto de referências importantes para inspirar gestores e professores interessados em repensar as suas práticas. A publicação, disponível gratuitamente aqui, foi lançada em 2016 pelo Canal Futura, em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna. O material acompanha uma série de programas de TV com o mesmo título, que também podem ser assistidos gratuitamente aqui.

O prefácio do livro é de autoria do brasileiro Paulo Blikstein, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, onde dirige o Transformative Learning Technology Labs, centro de pesquisa voltado a promover transformações na aprendizagem. Os demais artigos, escritos por especialistas dedicados ao tema, apresentam reflexões, estudos e experiências concretas sobre tendências relacionadas ao futuro da educação, com destaque para a personalização do ensino, o uso da criatividade e inovação para promoção da educação integral, a ressignificação de espaços internos e externos para expandir os horizontes da escola e novas concepções e estratégias de avaliação educacional.

Os textos abordam assuntos bastante discutidos no momento, como a incorporação de competências para a vida no século 21 aos currículos da Educação Básica, o aprendizado mão na massa e o uso inovador de tecnologias, sempre como indutores da qualidade, equidade e contemporaneidade na educação. Também mapeiam formas de se garantir que o aluno esteja no centro do processo de ensino-aprendizado, para que suas características pessoais, seu contexto e seu ritmo de aprendizagem sejam considerados no planejamento, na implementação e na avaliação do seu percurso pedagógico.

A série para TV, produzida pelo Canal Futura e pelo Sesi Nacional, ilustra como escolas em diferentes países estão colocando essas inovações em prática. Cada programa tem 52 minutos de duração e apresenta as aprendizagens, os desafios e os resultados já alcançados pelas seguintes escolas: Projeto Âncora (Brasil), The Bath Studio School (Inglaterra), Colégio Fontán (Colômbia), Orestad Gymnasium (Dinamarca), e3 Civic High (EUA), Riverside (Índia), High Tech High (EUA), De Ontplooiing – Steve Jobs School (Holanda), Ross School (EUA), Escuela de la Nueva Cultura La Cecilia (Argentina), Ritaharju Comprehensive School (Finlândia) e Escola Técnica Estadual Cícero Dias – Nave Recife (Brasil).

Gostou dessa notícia? Array