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José Moran

15.03.2017

José Moran é Professor da USP, pesquisador e gestor de projetos inovadores na educação. Ele indica o blog “Educação Humanista Inovadora”.

O blog Educação Humanista Inovadora, contém textos, reflexões e vídeos sobre Como Ensinar e aprender num mundo que se transforma rapidamente. Hoje, mais do que nunca, podemos aprender ativamente com as inúmeras oportunidades que a vida nos oferece, em todos os momentos, com diferentes pessoas, situações, desafios e por meio de mídias e aplicativos tão acessíveis. As escolas mais interessantes desenvolvem modelos flexíveis centrados em aprender ativamente com problemas reais, desafios relevantes, jogos, atividades e leituras, valores fundamentais, combinando tempos individuais e tempos coletivos, projetos de vida, aprendizagem-serviço e diferentes tecnologias digitais. Combinam três processos de forma equilibrada: a aprendizagem personalizada (em que cada um pode seguir seu roteiro de forma diferenciada e seu projeto de vida; a aprendizagem com diferentes grupos (aprendizagem entre pares, em redes, em contextos reais, através de desafios, projetos, jogos) e a aprendizagem mediada por pessoas mais experientes (professores, orientadores, mentores), que nos abrem novos horizontes e ajudam a ir além de onde conseguimos sozinhos e em grupo.

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida. A aprendizagem ativa da ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando, criando, com orientação do professor; a aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem esse processo ativo. Híbrido hoje tem uma mediação tecnológica forte: físico-digital, móvel, ubíquo, realidade física e aumentada, que trazem inúmeras possibilidades de combinações, arranjos, itinerários, atividades.

As aprendizagens por experimentação, por design, aprendizagem maker são expressões atuais da aprendizagem ativa, personalizada, compartilhada. A ênfase na palavra ativa precisa sempre estar associada à aprendizagem reflexiva, para tornar visíveis os processos, os conhecimentos e as competências do que estamos aprendendo com cada atividade. Aí que o bom professor, orientador, mentor é decisivo.

No nosso mundo conectado podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de múltiplas formas. A inovação pedagógica depende também da capacidade de cada um de nós de aprender de forma mais aberta, profunda, compartilhada e realizadora.

(José Moran)

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