
Eu indico o livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora”, organizado por Lilian Bacich e José Moran, com a participação de diversos autores brasileiros, especialistas em Educação. A obra é dividida em 10 capítulos, que abordam temas como sala de aula invertida, aprendizagem personalizada e por experimentação, formação de professores, ensino híbrido, dentre outros.
O livro apresenta reflexão importante acerca das metodologias ativas que valorizam a participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando a personalização do ensino, por meio de percursos formativos que façam sentido para o aluno. É uma leitura muito válida e que vem ao encontro das mudanças na Educação que buscam transformar as aulas em experiências vivas de aprendizagem, que motivem os alunos e os tornem mais criativos, empreendedores e protagonistas.

Camila Leme de Camargo Oliveira é diretora na rede estadual de ensino e vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2020 nas etapas estadual e regional. Atua na área da Educação há 12 anos e, na rede estadual, há 6. É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo; possui Licenciatura em Letras e Língua Inglesa e Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de orientação educacional e gestão de pessoas, atuando principalmente nas áreas de corpo técnico, coordenação pedagógica e gestão escolar.