Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Mindset

26.02.2021

Carol Dweck começa seu livro “Mindset, a nova psicologia do sucesso” contando que decidiu escrevê-lo porque seus alunos queriam que o trabalho desenvolvido por eles durante anos, no mundo acadêmico, pudesse ser utilizado para melhorar a vida das pessoas.

E assim, por meio de estudos, evidências e casos reais, a autora nos convida a revermos nossas crenças a respeito de nós mesmos e a entendermos de que maneira esse pensamento impacta na condução de nossas vidas.  

Segundo a autora, existem dois tipos de mindsets: o fixo, que acredita que nossas qualidades são imutáveis, e o mindset de crescimento, que se baseia na crença de que somos capazes de cultivar nossas qualidades humanas, tais como as intelectuais, por meio do esforço.

O livro é a confirmação do poder extraordinário que todos temos, especialmente os educadores, de estimularmos o potencial de alunos, filhos, pais, companheiros, e de nós mesmos, oferecendo a chance valiosa de sermos cada dia melhores. 

Raquel Teixeira é Secretária de Educação do Rio Grande do Sul. Ela ocupou o cargo de Coordenadora da EFAPE entre 2020 e 2021. Entre 2015 e 2018 foi Secretária Estadual da Educação em Goiás , quando o estado se destacou por conquistar o primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio. Graduada em letras pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em linguística pela UnB e pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. É PhD em linguística, e possui pós-doutorado em língua e cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

Gostou dessa noticia?