Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Memória escolar

05.07.2021

Arquivos do CRE Mario Covas/EFAPE ajudam na reconstituição histórica do Colégio Universitário da USP

Entre 1934 e 1943, centenas de alunos moradores das cidades de São Paulo e Piracicaba tiveram oportunidade de cursar parte do equivalente ao Ensino Médio no Colégio Universitário, criado com a Universidade de São Paulo (USP), que funcionava como ensino preparatório para os cursos superiores.

Apesar da sua importância no cenário educacional na época e de ter feito parte dos anos iniciais da USP, durante muitos anos sua existência passou despercebida por livros, publicações ou mesmo por pesquisas sobre a história da Universidade.

Até que, em 2012, funcionários do Arquivo Geral da USP iniciaram um trabalho de identificação de conjuntos documentais, que serviram de pista. Anos depois, em 2017, uma das funcionárias resolveu ir a fundo nas pesquisas para desvendar essa história, que resultou na dissertação de mestrado O Arquivo do Colégio Universitário da USP: Um Instrumento de Pesquisa, da historiadora e supervisora técnica de Gestão Documental do AG, Lilian Miranda Bezerra.

Lilian fez uma reconstituição histórica e mapeou diferentes locais onde se encontravam documentos remanescentes sobre o Colégio. Parte dessas informações foi encontrada no Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos – Centro de Referência em Educação Mario Covas/EFAPE.

Quer saber mais sobre essa história? Leia a matéria completa publicada no site do Jornal da USP.

Gostou dessa notícia? Array