“Estar à frente da EFAPE é uma realização profissional muito significativa, uma vez que sou professor de carreira na rede pública, tendo passado por diferentes funções, sempre ligadas à implementação de projetos. Em todas essas ações, comprovei e vivenciei que nenhuma política se sobrepõe à ação dos profissionais da Educação, que precisam estar sensibilizados e capacitados para que, de fato, consigam fazer a diferença no aprendizado.”
Marcelo Jerônimo, novo coordenador da EFAPE, é especialista em Tecnologias em Educação pela PUC do Rio de Janeiro, e tem graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Foi professor da Universidade Estadual de Goiás e também atuou como consultor pedagógico do Programa Formar da Fundação Lemann. Atualmente é professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás. Tem experiência nas áreas de Formação de Professor e Educação a Distância. É ex-superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de Goiás e ex-coordenador-geral do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Segundo Marcelo, vivemos um período crucial na educação pública de São Paulo, não só pelo contexto da pandemia, como também pela implementação de um novo currículo na Rede e por vivenciarmos um momento de grande complexidade no mundo, de mudanças rápidas que exigem profissionais bem preparados para acompanhar a evolução nas práticas pedagógicas e tendências da Educação.
Para ele, a formação continuada é muito importante porque permite que os educadores agreguem conhecimentos e sejam capazes de gerar a transformação de que tanto precisamos.
“É superestratégico estar na EFAPE neste momento e dar a nossa parcela de contribuição para todo esse processo tão importante para a educação. É o que tem me movido, é o que me move.”