O ano de 2025 promete ser um marco na história da EFAPE. Logo no mês de janeiro, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) se tornará a versão mais moderna e atualizada do Moodle, com. Ou seja, mais recursos interativos e melhor navegabilidade para os cursistas. Além disso, mudanças nas trilhas e novos programas possibilitarão maior número de inscrições e formações simultâneas.
Quem comenta todas essas novidades é a nova coordenadora, Daniela Tessele de Giacomo. Confira!
Você tem uma trajetória sólida na Educação, atuando como diretora de faculdades, na sala de aula e na abordagem do Lifelong Learning. Como essa experiência molda sua abordagem na coordenação da EFAPE e sua visão sobre o tipo de formação que a instituição oferece?
Daniela Tessele Giacomo: O conceito de Lifelong Learning está centrado na ideia de educação ao longo da vida. Vivemos em uma época em que a única certeza é que daqui para a frente, com a velocidade das mudanças, nunca deixaremos de estudar. Assim, a principal premissa é a reciclagem constante do aprendizado: aprender a aprender. A pandemia acelerou significativamente esse processo, e as novas tecnologias e inovações continuam a impulsionar a busca pelo conhecimento.
Essa visão de aprendizado contínuo, por meio da tecnologia, reflete diretamente a visão da EFAPE. Não enxergamos o aprendizado com início e fim, mas como um percurso de aperfeiçoamento. Nosso objetivo é oferecer aos professores ferramentas para desenvolver habilidades essenciais e atualizadas, com foco em preparar nossos alunos para desafios futuros.
Sua chegada coincide com a implementação do novo AVA-EFAPE, uma plataforma mais moderna e interativa. O que os cursistas podem esperar?
Daniela Tessele Giacomo: O Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser comparado a um campus ou escola. A experiência de entrar em um AVA deve ser organizada e intuitiva, assim como a de entrar em um espaço físico bem estruturado. Se o AVA for confuso ou desorganizado, isso impacta negativamente a experiência do cursista e sua motivação para aprender.
O novo AVA foi redesenhado para oferecer uma navegação mais simples e agradável, criando um espaço acolhedor e eficiente para a formação. Ele busca melhorar a experiência do cursista, tornando o aprendizado mais prazeroso e acessível, com uma organização que facilita o percurso formativo.
O que a EFAPE fará para apoiar o cursista durante a migração para o novo AVA?
Daniela Tessele Giacomo: Toda mudança gera incertezas, e nosso compromisso é comunicar de forma clara e eficiente todas as etapas da transição. É essencial que os cursistas fiquem atentos aos canais oficiais, como o site da EFAPE, nos quais publicaremos informações detalhadas sobre o novo endereço de acesso. Além disso, o novo AVA será um ponto central de comunicação, oferecendo conteúdos que orientem e enriqueçam a jornada formativa dos cursistas. O início de 2025 trará todas as informações necessárias para uma transição tranquila.
Além do novo AVA, o que norteará a EFAPE na construção de suas ações formativas no próximo ano?
Daniela Tessele Giacomo: Vejo a EFAPE como parte de um ecossistema amplo, adaptado às características do Estado de São Paulo, com escala, diversidade e desafios únicos. Queremos ser efetivos no apoio aos professores e alunos do Estado.
A EFAPE se posiciona como parceira dos professores, oferecendo suporte metodológico e técnico. Trabalhamos para transformar a sala de aula em um espaço de oportunidades, com o professor atualizado e confiante. O novo AVA complementa essa visão, funcionando como um campus virtual que atrai e engaja os cursistas com trilhas de aprendizado mais interativas, microlearning e conteúdos dinâmicos.
Além disso, buscamos integrar esforços com as coordenadorias da Secretaria da Educação para garantir que o conhecimento flua de maneira coesa e eficaz para todos os professores da rede.
Para finalizar, qual mensagem você gostaria de deixar para os cursistas e os profissionais da Educação?
Daniela Tessele Giacomo: O ano de 2025 será desafiador. Novas ações formativas terão escala e visibilidade muito grandes, como a Escola de Gestão, mas nos sentimos seguros para isso. Vamos atingir um número de cursistas que nunca tivemos antes.
Queremos que o professor enxergue todo o nosso cardápio formativo como uma grande oportunidade não apenas para estar melhor em sala de aula, mas para o próprio desenvolvimento pessoal; que sejam propostas formativas que agreguem ao longo da vida dele.
Meu desejo é que a experiência que construímos na EFAPE inspire e motive todos os profissionais da rede. Temos um time dedicado e apaixonado pelo impacto que o aprendizado pode gerar.
Para ficar por dentro de todas as novidades da EFAPE, siga o perfil no Instagram.