Se você é professora ou professor, já reparou que a internet está presente em praticamente todas as atividades do dia a dia de adolescentes e jovens. Dados de uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação confirmam essa percepção: 93% dos brasileiros de 9 a 17 anos utilizam a internet. E deste percentual, 78% têm contas em redes sociais.
E você, educadora ou educador, pode contribuir para fazer com que as oportunidades sejam maiores do que os riscos quando o assunto é a rede mundial de computadores. Pensando nisso, estão abertas, até o dia 10/11, as inscrições para a Educathon Cidadão Digital 2022!
A maratona, promovida pela Safernet Brasil e pela Meta, desafia jovens a criarem ações que engajem suas escolas e comunidades no uso seguro, responsável e crítico da internet. E você pode incentivar seus estudantes a participarem!
É só formar equipes de 3 a 5 estudantes, de 13 a 18 anos e que estejam matriculados entre o 8º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio, de qualquer escola pública ou particular do Brasil com acesso à internet. Um professor da escola ou de projetos pedagógicos precisará acompanhar a ação do grupo como educador-tutor.
Clique aqui para inscrever uma equipe!
Os competidores podem escolher um entre os seguintes temas para abordar em seus projetos:
A inscrição é gratuita e a ação não precisa estar planejada, será necessário apenas explicar a importância do tema escolhido e fazer um esboço da ideia, que será desenvolvida de forma mais aprofundada na fase Esquenta. As dez ações vencedoras receberão premiações que podem chegar a 4 mil reais por equipe.
Cidadania Digital com a Safernet Brasil e a Meta!
O programa Cidadão Digital é uma iniciativa da Safernet Brasil, em parceria com a Meta, para apoiar gratuitamente escolas, educadoras e educadores nessa jornada de conscientização sobre o uso positivo, seguro e crítico da internet. Desde 2020, já foram mais de 150 mil adolescentes e jovens impactados em 25 estados do país.
Escolas da rede pública, ONGs, projetos sociais, coletivos e órgãos públicos podem se inscrever para receber gratuitamente oficinas, aulas e gincanas com adolescentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Também podem participar educadores, gestores e equipes pedagógicas.
As atividades podem ser presenciais, remotas ou híbridas, de acordo com a disponibilidade da equipe de jovens mobilizadores e também da escola. Conheça aqui alguns dos conteúdos usados no programa.
Oferta de atividades até dezembro de 2022! Clique aqui para cadastrar a sua instituição!