Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Papo importante!

03.09.2021

Violência contra população idosa é tema de palestra no canal Desenvolvimento Profissional 1, dia 3, às 15h45

A violência contra a população idosa, muitas vezes, é silenciosa e acontece no âmbito familiar. Nem sempre deixa marcas visíveis e, por isso, é difícil de ser identificada por pessoas próximas, amigos e vizinhos.

Insultos, humilhações, ameaças, assim como a privação de acesso a bens materiais, como dinheiro, também são tipos de violência e as pessoas devem estar atentas a isso.

Para trazer luz a essa questão complexa e urgente, a EFAPE, em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, promove nesta sexta-feira, 03/09, das 15h45 às 17h15, o painel “Violência de gênero e envelhecimento”. O evento será transmitido via CMSP, através do canal Desenvolvimento Profissional 1.

A socióloga Daniele Ribeiro da Silva e a assistente social Maria de Fátima Ferreira vão explicar os tipos de violência doméstica contra a população da terceira idade, os sinais que indicam que as coisas não estão bem e os caminhos para buscar ajuda. A mediação ficará por conta da formadora da EFAPE, Tânia de Sá Gomes.

Sobre a importância da discussão, Gomes ressalta: “o envelhecimento da população tem ocorrido de forma acelerada no Brasil e as mulheres são mais suscetíveis a diferentes tipos de agressão, seja no ambiente familiar, dentro da sua comunidade ou de modo aleatório caminhando nas ruas”.

Sobre as palestrantes

Daniele Ribeiro da Silva é socióloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), especialista em História pela PUC-SP e mestra em Ciências pela EACH-USP. É servidora de carreira da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, atualmente Coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso e conselheira do Conselho Estadual do Idoso.

Maria de Fátima de Jesus Agostinho Ferreira é assistente social, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. Atuou como docente 20 anos na Unicid e 21 anos na FMU nos cursos de Serviço Social e Pós-Graduação, e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento (Nepe). Atua como assistente social na Vara Central de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no TJ-SP e coordena atualmente o Grupo de Estudos de Violência Doméstica e Familiar, e realiza supervisão técnica e capacitação a equipes de ILPI e Centro Dia do Idoso.

Informações importantes
“Violência de gênero e envelhecimento”
Data: 03/09
Horário: das 15h45 às 17h15
Canal: Desenvolvimento Profissional 1

Gostou dessa notícia? Array