Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Para todos

11.11.2021

Livro acessível de Moacyr Scliar é o tema de novembro do Clube de Leitura “Gato Preto”

Você sabe o que é um livro acessível? O próximo encontro do Clube de Leitura “Gato Preto” irá proporcionar aos participantes a experiência de conhecer uma obra a partir deste formato que não deixa ninguém de fora.

No dia 26/11, das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h, será discutido, pelo Microsoft Teams, o romance “Um Sonho no Caroço do Abacate”, de Moacyr Scliar, que está disponível em áudio com descrição, em texto, e com interpretação em Libras pelo Projeto Mais Diferenças.

Para se inscrever, basta preencher o formulário.

A leitura do mês de novembro conta a história de Mardoqueu Stern, filho de judeus lituanos que fugiram da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O personagem principal mora na cidade de São Paulo e estuda no Colégio Padre Juvêncio, frequentado por filhos de fazendeiros e de industriais. Nesse contexto, ele se aproxima do colega de classe Carlos, um garoto negro, e se apaixona por Ana Lúcia, irmã do amigo.

“Um Sonho no Caroço do Abacate” inspira reflexões sobre a amizade e o enfrentamento da discriminação racial, injustiça e incompreensão. Para acessar o livro, é só realizar o cadastro no site do Mais Diferenças.

Mais sobre o autor

A obra foi escrita por Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 1937 – São Paulo, 2011), escritor brasileiro, formado em medicina. Moacyr trabalhou como médico especialista em saúde pública e foi professor universitário. Escreveu contos, romances, ensaios e crônicas.

Encontros de outubro

Os dois encontros de outubro superaram todas as expectativas. Foram mais de 140 participações, reforçando a importância da Agenda Antirracista promovida pela EFAPE/SEDUC-SP. Confira aqui alguns comentários de quem participou da discussão sobre o livro “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos.

“Estar com o Clube de Leitura “Gato Preto” é estar acolhida nas minhas viagens literárias, é encontrar a minha turma para escutar e contar histórias, redescobrindo os caminhos de olhos diversos aos meus nas nossas leituras compartilhadas. Atuando como professora de Sala de Leitura há dez anos, entre prazeres e dissabores da vida profissional, ora saltito, ora sucumbo, sem me desencantar. Se “Narciso acha feio o que não é espelho”, sou invisível a Narciso! Encontrei uma turma que se enxerga por meio da leitura literária no “Gato Preto”. Em 22 de outubro de 2021, falei sobre o Lázaro Ramos na Festa Literária Internacional de Paraty 2017. Na esplêndida abertura da FLIP com a dra. Lilia Schwarcz, narrando a vida e obra do escritor Lima Barreto. Eu respirava história, poesia, vida, autores, livros, não sabia se era sonho ou real o que vivi ali em seis dias. Dividia o quarto de um hostel com pessoas apaixonadas por livros, sentia-me segura e feliz. Foi minha primeira FLIP. Encontrei lá o livro “Na Minha Pele”, do Lázaro Ramos, autografei, tirei foto, li e indico a alunos e professores. A obra é sobre trajetória e Projeto de Vida. Sim, o livro aborda o racismo, sua percepção de menino em se saber negro e quando resolveu que era hora de agir.”

Ana Lídia Pereira

Professora de Sala de Leitura

Diretoria de Ensino Centro-Sul e Diadema

“Participar do encontro no Clube de Leitura “Gato Preto” me proporcionou uma experiência de muito aprendizado. Os mediadores criaram um espaço de fala e escuta, fortalecendo minhas reflexões e me permitindo compartilhar experiências. Fiquei feliz em poder contribuir na fomentação do debate sobre a Educação Antirracista e de fazer parte do Clube de Leitura “Gato Preto”.”

Cleidione Santos de Moraes

Professora Coordenadora Pedagógica

EE Arnaldo Barreto

Diretoria de Ensino Norte II

“Vidas negras, no contexto antirracista, também importam, como qualquer vida. É sobre isso. Vidas que não foram importantes por 400 anos e ainda são subjugadas. Pessoas negras não eram reconhecidas como humanas e essa triste herança ainda ressoa em nossos dias, por isso, estamos aqui discutindo o livro de Lázaro, para criar consciência e mudar essa estrutura cada dia mais. Todas as vidas importam, sem nenhuma exceção. Muito boa a reflexão, mas no contexto da luta antirracista, vidas negras precisam ser reconhecidas com seus direitos em reparação a tantos dias e anos de sofrimento e desigualdade que se perpetuam até hoje.”

Dyana Ferreira da Silva

PCNP Conviva

EE Dep. Valentim Amaral

Diretoria de Ensino Santo André

“É uma experiência mágica participar do Clube de Leitura “Gato Preto”. O livro de Lázaro Ramos nos convida de forma simples e clara a uma reflexão muito coerente sobre as questões étnico-raciais. São questões e situações que nos remetem à nossa própria infância. A história de vida e superação do autor nos convida a ler mais, entender e respeitar o outro. Estamos trabalhando o acervo dos livros nas ATPCs de todas as disciplinas, tendo em vista que o assunto é de suma importância.”

Lucinéia Feliciano

PCNP Projetos Especiais

Diretoria de Ensino Ourinhos

Informações importantes

Data: 26/11

Horário: das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h

Inscrições: preencha o formulário

Gostou dessa notícia? Array