Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Planejamento de Aula no AVA-EFAPE

22.04.2025

Novos recursos garantem navegação intuitiva e autonomia para docentes cegos

A EFAPE deu mais um passo rumo à inclusão ao garantir total acessibilidade para pessoas cegas na ação formativa Planejamento de Aula, oferecida em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAPE). Com implementações recentes, agora a ação formativa conta com recursos que tornam a navegação mais intuitiva e acessível para quem utiliza leitor de tela.

Essa conquista é resultado de um trabalho colaborativo que envolveu a participação ativa do consultor cego Leandro de Oliveira, garantindo que as soluções implementadas realmente atendam às necessidades do público-alvo. De acordo com Leandro, o AVA-EFAPE já respeitava minimamente as diretrizes de acessibilidade, mas com as novas orientações, que surgiram depois de uma navegação minuciosa pelo site, a experiência foi aprimorada.

O que foi feito para ampliar a acessibilidade?

  • Inclusão de orientações técnicas para navegação

Agora, os cursos do Planejamento de Aula contam com instruções sobre quais teclas e comandos devem ser utilizados em cada situação de navegação com leitor de tela atrelado ao teclado. Essas informações ficam acessíveis exclusivamente para os usuários dessa tecnologia, sem interferir na interface visual da plataforma.

  • Atividades acessíveis

Todas as atividades do Planejamento de Aula já eram acessíveis e podiam ser concluídas por meio da navegação via teclado. Esse aspecto foi mantido e reforçado, assegurando-se que as tarefas propostas possam ser realizadas por qualquer participante, independentemente de suas necessidades específicas.

  • Criação do Guia de Navegação por Teclado + Leitor de Tela

Para oferecer ainda mais autonomia, foi desenvolvido um guia com instruções sobre como navegar utilizando exclusivamente o teclado e o leitor de tela. Esse documento está anexado nos sumários de cada curso do Planejamento de Aula, ao lado do Documento Orientador, para que todos tenham acesso às informações necessárias à experiência inclusiva.

Sobre o Planejamento de Aula

O Planejamento de Aula é um processo formativo contínuo que tem como objetivo subsidiar a prática pedagógica dos docentes, promovendo o aprimoramento das estratégias de ensino e a melhoria da aprendizagem dos estudantes, com foco no planejamento de aula. Abrange temas que vão desde os componentes curriculares do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e do Ensino Médio até Itinerários Formativos, Temas Contemporâneos Transversais, Modalidades, Programação e Robótica e Educação Profissional.

O Planejamento de Aula é disponibilizado semanalmente no AVA-EFAPE, para acesso durante os momentos de Aula de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha (ATPL) ou Atividade Pedagógica Diversificada (APD). Essa flexibilidade possibilita aos docentes estudar os conteúdos em horários adequados à sua rotina.

Além disso, está alinhado às diretrizes da SEDUC-SP e conta com suporte por meio do Painel Escola Total, que permite o acompanhamento da participação e do engajamento dos professores.

Compromisso com a acessibilidade

A EFAPE dá mais um passo rumo à inclusão ao implementar recursos de acessibilidade para pessoas cegas na ação formativa Planejamento de Aula, o que representa um avanço significativo na promoção da equidade e na ampliação das oportunidades de formação para os profissionais da educação da rede pública paulista.

Acesse agora o Planejamento de Aula e explore os novos recursos de acessibilidade!

Gostou dessa notícia? Array