Nós, da EFAPE, sabemos que dúvidas podem surgir, sejam elas relacionadas a questões pedagógicas, administrativas e até mesmo de caráter técnico. É por isso que servidoras e servidores podem entrar em contato conosco por meio do Portal de Atendimento. Nesse espaço, é possível direcionar suas questões à equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE), mas é muito importante que você utilize as terminologias corretas, para que o seu pedido seja atendido de forma eficiente.
Atenção ao preenchimento do campo “Descrição”
No momento em que for preencher o campo “Descrição”, é fundamental indicar de forma detalhada qual é o problema que você quer resolver e levar em consideração o conceito de cada palavra que você escreve.
Acesso x Acessibilidade
Ter dificuldades em acessar um curso no ambiente virtual de aprendizagem, por exemplo, é diferente de questões relacionadas à acessibilidade, que também se diferem quando o assunto é usabilidade. São termos que se confundem, mas é importante entendermos a diferença entre eles, especialmente no momento de abertura de uma ocorrência, quando é preciso detalhar a descrição.
Vamos às definições?
Acessibilidade
Refere-se a tornar os sites e aplicativos fáceis de serem usados por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou necessidades.
Usabilidade
É a preocupação em tornar os sites e aplicativos fáceis de se usar e navegar. Quando um usuário entra em um site, ele espera encontrar o que procura sem dificuldades, e assim realizar suas tarefas de maneira rápida e intuitiva, proporcionando-lhe uma experiência clara e satisfatória.
Adaptabilidade
É a capacidade de um site ou aplicativo de se ajustar a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, como as de computadores, e em telas menores, como as de celulares e tablets.
Acesso
Ato de ingressar, conectar. Refere-se à capacidade das pessoas de entrar em um site ou acessar e usar uma plataforma digital. Pode-se usar a palavra “acesso” quando existe uma dificuldade em entrar em determinada plataforma, como o AVA-EFAPE. Exemplo: “Estou com dificuldades no acesso ao AVA-EFAPE”. Com uma descrição como essa, você obterá a resposta apropriada para a resolução do problema de acesso.
A EFAPE mantém diferentes equipes para cuidar das ocorrências que chegam, e quanto maior a dificuldade para identificação correta do problema, maior o tempo de resposta, e queremos que você seja atendido o mais rápido possível.
Esperamos que essas informações tenham ajudado.
Bons estudos!