Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Programa de Estágio em Toyama – 2026

19.01.2026

Dê um passo internacional na sua carreira: inscreva-se!

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE) e em cooperação com o Governo da Província de Toyama, anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Estágio em Promoção da Convivência Multicultural – 2026. A iniciativa visa selecionar um professor efetivo da rede estadual para imersão profissional e cultural de aproximadamente um ano no Japão.

O programa faz parte de um tratado de cooperação técnica e busca fortalecer os laços entre São Paulo e Toyama, contribuindo para o desenvolvimento educacional e para o apoio à comunidade de brasileiros residentes no Japão.

A experiência no Japão

O professor selecionado atuará em uma escola pública de Ensino Fundamental na Província de Toyama. As atividades previstas incluem:

  • assistência em aulas de língua japonesa;
  • apoio didático e tradução para alunos estrangeiros, especialmente brasileiros;
  • observação de aulas e visitas às residências de alunos;
  • estudo comparativo dos sistemas escolares do Japão e do Brasil.

O embarque tem previsão para julho de 2026, e o estágio deve se estender até junho de 2027.

Quem pode participar?

Para se candidatar, o profissional deve atender aos seguintes critérios:

  • Ser professor efetivo da SEDUC-SP, com estágio probatório concluído.
  • Possuir domínio da língua japonesa equivalente ao nível N3 do JLPT.
  • Ter idade entre 22 e 45 anos.
  • Não ter participado do programa anteriormente nem possuir experiência prévia de estágio no Japão.
  • Apresentar boa saúde física e mental.

Benefícios e custos

O Governo da Província de Toyama será responsável pelas principais despesas do estagiário, inclusive por:

  • passagens aéreas de ida e volta (Brasil-Japão);
  • bolsa para custos de vida, inclusive moradia e alimentação durante a estadia;
  • transporte em território japonês para atividades do programa;
  • seguro-saúde.

Cabe ao candidato aprovado arcar com os custos de emissão de passaporte, visto e demais taxas administrativas.

Cronograma e inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, entre os dias 19 de janeiro e 13 de fevereiro de 2026, no link https://forms.gle/BKWabmbn5yBu9FtN6.

O período de entrevistas está previsto para ocorrer entre 23 e 26 de fevereiro de 2026, presencialmente na sede da EFAPE ou de forma on-line.

Durante o processo de seleção, será avaliada a proficiência do candidato em língua japonesa.

Serviço

Para conferir o regulamento completo e obter mais informações, acesse o site do Centro de Referência em Educação Mario Covas. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail cremariocovas@educacao.sp.gov.br.

 

Gostou dessa notícia? Array