Uma excelente ferramenta para promover reflexão e debate sobre temas importantes é a música.
Por isso, a SEDUC-SP, por intermédio do Centro de Referência Mario Covas – CREMC, e da EFAPE, com articulação do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado – DEMOD, da Coordenadoria Pedagógica – COPED, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP, lança a 6ª edição do Concurso de Música “Vozes pela igualdade de gênero”.
O “Concurso Vozes” visa estimular o debate sobre diversos temas que convergem entre si, como o capacitismo e os direitos das pessoas com deficiência, e refletir sobre o direito de a mulher ter dignidade, saúde e segurança, entre tantos outros.
Também tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre igualdade e o empoderamento das mulheres em todos os âmbitos sociais.
O “Concurso Vozes” é destinado aos estudantes do Ensino Médio (Jornada Parcial e Integral) e Educação de Jovens e Adultos (EJA-EM) que estejam regularmente matriculados nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.
A participação poderá ser feita de forma individual ou em grupo, e os estudantes deverão produzir uma composição musical (letra e música) inédita versando sobre o tema Todo corpo tem voz, “Nada sobre nós, sem nós”, em qualquer estilo musical.
Os interessados em participar já podem se inscrever, e a produção da letra e música deverá ser feita até 06/09. A Comissão de Seleção na Escola acontecerá entre 11 e 15/09. O cronograma completo do concurso, o Regulamento e as orientações de inscrição podem ser acessados aqui.
As canções serão premiadas nas categorias “Júri técnico” e “Votação popular (online)”. Em ambas, a premiação para o primeiro lugar será a gravação em estúdio e a produção de um vídeo profissional de sua música. As dez composições finalistas receberão certificados de participação no “Concurso Vozes”.
Esperamos a participação de todos e todas na reflexão sobre os temas e na composição de músicas de sucesso.