Como utilizar os jogos eletrônicos em sala de aula

20.08.2021

Tem formação imperdível, no canal Desenvolvimento Profissional 1, no dia 25/08

Dá para usar o Minecraft, o Pokémon GO e tantos outros jogos eletrônicos como estratégia de ensino? Os games podem ser muito mais do que apenas um meio de entretenimento. Em sala de aula, têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, atual e motivador. Afinal, como nativos digitais, os jogos fazem parte do dia a dia dos estudantes, e aplicá-los à Educação pode chamar a atenção!

Mas como fazer uso desses recursos para gerar engajamento com as disciplinas? Este é um dos temas da formação “Desvendando Games/Gamificação”, que será transmitida pelo CMSP no dia 25/08, das 14h às 15h30, no canal Desenvolvimento Profissional 1. Todos os servidores estão convidados para esse encontro que promete ser disruptivo.

O professor do Colégio Visconde de Porto Seguro, Francisco Tupy, doutor e mestre em Aplicação de Videogames na Educação e Comunicação, pela ECA-USP, vai falar sobre as oportunidades do uso dos jogos e da gamificação como métodos de ensino. E vai apontar boas práticas e ferramentas para capacitar os educadores quanto ao uso das novas tecnologias.

Games x gamificação

Games e gamificação não são a mesma coisa, é válido explicar! Gamificar pressupõe transformar algo, que originalmente não foi pensado para ser jogado, em um jogo propriamente dito. Ou seja, não precisa ser nada especificamente eletrônico/digital.
Trata-se de um recurso utilizado para tornar uma experiência mais atrativa e desafiadora, sendo possível, por exemplo, gamificar um clube de leitura ou trabalho de matemática. No conteúdo previsto para a formação, Tupy também vai ensinar como funciona esse processo e como você pode utilizá-lo para transformar a experiência de ensino dos seus alunos!

Anote na agenda para não perder essa oportunidade!

Desvendando Games/Gamificação
Dia: 25/08
Horário: das 14h às 15h30
Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Sobre Francisco Tupy
É doutor e mestre em Aplicação de Videogames na Educação e Comunicação, pela ECA-USP. Bacharel e licenciado em Geografia – FFLCH-USP. Tem formação em Ensino e Aprendizagem pela Krishnamurti Foundation of America/UCSB (Califórnia, EUA). É coordenador de Projetos Especiais e professor de Letramento Digital no Colégio Visconde de Porto Seguro; e professor de Gamificação para pós-graduação em instituições como Belas Artes e FAAP. Promoveu cursos de Inovação na Educação para professores nos ministérios de Educação da Nicarágua e dos Emirados Árabes; atua no Campo de Refugiados de Kakuma (Quênia); e, também, deu aulas e palestras em países como EUA, Tunísia, Hungria, Argentina, Colômbia, Peru, Bangladesh, Índia, Cabo Verde, entre outros. Além disso, é um dos autores do livro “Global Goals Book” (traduzido para diversos idiomas) e do Kit de Criação de Jogos. Participou de projetos relacionados a jogos e gamificação elaborados pela Marinha de Guerra do Brasil.