NOVAS TURMAS!

13.12.2021

PEI abre inscrições para sete cursos com turmas em janeiro

Que tal começar o novo ano aprimorando os seus conhecimentos? O Programa Ensino Integral (PEI) está com inscrições abertas para sete cursos com turmas previstas para o mês de janeiro de 2022. É uma ótima oportunidade para se desenvolver ainda mais profissionalmente!

As formações têm como objetivos ampliar e refinar as habilidades dos profissionais da Educação sobre temas relacionados à aplicação do PEI nas escolas, como gestão, metodologias de ensino, práticas pedagógicas e muito mais. Os conteúdos podem ser colocados em prática no dia a dia de trabalho dentro e fora da sala de aula.

Todos os profissionais da Educação do Estado de São Paulo podem participar. Os sete cursos acontecerão na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Da Educação Integral ao Ensino Integral

O curso tem como objetivo introduzir os profissionais nas discussões sobre Educação Integral e as metodologias do Programa Ensino Integral (PEI). Também apresenta como serão aplicados os modelos pedagógico e de gestão na escola.

Práticas Experimentais

A formação amplia o conhecimento dos profissionais em torno deste componente curricular. E isso se dá por meio de estratégias metodológicas que favoreçam o protagonismo dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam competências e habilidades de investigação e compreensão para observar, descrever e analisar criticamente os diferentes fenômenos integrando os saberes de cada área do conhecimento.

Tutoria

O curso aprimora as habilidades da metodologia de Tutoria diante da ampliação do Programa Ensino Integral (PEI) no Estado de São Paulo, subsidiando os profissionais que atuam ou não no PEI.

Orientação de Estudos

A formação foi elaborada diante da ampliação do Programa Ensino Integral (PEI) no Estado de São Paulo, subsidiando, dessa maneira, os profissionais que atuam ou não no PEI no componente Orientação de Estudos.

Professor Coordenador de Área

O curso contextualiza o papel e as atribuições do Professor Coordenador de Área (PCA) dentro dos modelos pedagógico e de gestão do PEI. São abordadas as atribuições do PCA, sua importância para a articulação entre as áreas, a reflexão sobre a prática pedagógica e o trabalho inter, intra e transdisciplinar.

Clubes Juvenis

A finalidade deste curso é proporcionar a aplicação estratégica de conhecimentos e conteúdos específicos, visando ao bom uso da metodologia de Clubes Juvenis para o preparo dos estudantes.

Modelo de Gestão

O curso amplia os conhecimentos dos profissionais da Educação sobre o funcionamento do PEI, seus modelos pedagógicos e de gestão, sua metodologia, instrumentos e ferramentas.

Para mais informações sobre inscrições, grade e início das aulas, acesse: https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/