Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

PDL: CURSO 2

02.10.2024

Como a utilização de indicadores pode contribuir para o aumento da frequência escolar?

A frequência escolar é um elemento essencial para o sucesso educacional, e o uso de indicadores tem se mostrado uma solução eficaz para enfrentar os desafios da evasão e do absenteísmo.

De acordo com o Instituto Unibanco, a regularidade na frequência é um dos principais fatores de alerta para evitar o abandono escolar, pois a evasão geralmente é precedida por uma queda significativa na presença dos alunos.

Com o acompanhamento rotineiro dos indicadores, é possível diagnosticar problemas com precisão e desenvolver estratégias focadas em manter os estudantes engajados. Gestores que adotam essas ferramentas conseguem identificar comportamentos de risco e atuar na prevenção de faltas, seja por meio de ações pedagógicas ou assistenciais.

Irene Carvalho, diretora da escola EE Euryclides de Jesus Zerbini, destaca importância do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) para o fortalecimento de sua gestão e acompanhamento do Painel Escola Total:

“O curso me proporcionou ferramentas essenciais para aprofundar minha atuação e compreender que, com esses dados, é possível planejar ações imediatamente junto à equipe escolar. O primeiro passo é ouvir ativamente a turma e os alunos. A partir dessa escuta, podemos implementar intervenções que envolvem estudantes, gestores, professores e até as famílias.”

Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2

Oferecido pela EFAPE, o PDL tem como objetivo fortalecer a equipe gestora da escola, aperfeiçoando os processos de liderança e a gestão escolar alinhados às políticas educacionais e às diretrizes pedagógicas da rede estadual de São Paulo, pautadas também na utilização das Plataformas Digitais e do Painel Escola Total, recursos fundamentais para o acompanhamento e o monitoramento dos indicadores de frequência e aprendizagem dos estudantes.

A formação ajuda esses profissionais a analisarem os dados de frequência escolar, identificando padrões e tendências que requerem a tomada de decisões assertivas, promovendo uma gestão mais eficiente e colaborativa.

E aí, ficou interessado(a)? Inscreva-se e participe da 2ª edição de 2024!

Gostou dessa notícia? Array