Para orientar e alinhar suas ações, a SEDUC-SP tornou público o documento Plano Estratégico 2019 – 2022, contendo seu planejamento para o período definindo a missão, os valores, os objetivos estratégicos, os projetos prioritários e os fundamentos de suas ações.
Parte significativa do desenvolvimento e da valorização profissional, está ancorada em propostas consistentes de formação continuada via Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) para preparar os educadores, a fim de estes superarem os desafios da Escola Pública. Além disso, o Plano Estratégico define a Gestão da Aprendizagem como um dos projetos prioritários.
É uma proposta de formação continuada para a implementação do Currículo em Ação que considera estes seis componentes da Gestão da Aprendizagem, que se articulam entre si: Gestão dos Resultados de Aprendizagem, Gestão da Sala de Aula, Recursos Didáticos, Aulas Dadas, Avaliações e Política de Recuperação. Cada um desses componentes tem especificidades, dependendo evidentemente do profissional de Educação que será formado.
Base de servidores da SEDUC-SP: PEB II e PEB I com aulas atribuídas no EFAF;
Base de servidores dos Municípios: PEB II e PEB I.
Importante! Todos(as) os(as) servidores(as) deverão estar com seus cadastros ativos na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
A participação ocorrerá por meio de interesse do público, não requerendo inscrição.
O(A) participante deverá acompanhar o calendário das apresentações das formações síncronas no CMSP.
Dias da semana | Horários | Público | Canal de Transmissão SEDUC | Canal de Transmissão SME |
---|---|---|---|---|
segunda-feira
terça-feira sexta-feira |
das 14h às 15h30 | Educação Infantil
Anos Iniciais Anos Finais Ensino Médio Gestão |
Desenvolvimento profissional 2 |
Professor da Rede Municipal Secretários Municipais Diretores Municipais |
segunda-feira
*30/08 e 20/09 |
das 13h às 14h30
das 14h45 às 16h15 |
Anos Finais
Ensino Médio Gestão |
Importante! As gravações das transmissões ficarão disponíveis no repositório do CMSP e no YouTube. Após o período de seis meses da expedição do atestado, o acesso ao conteúdo do curso será interrompido, assim como os serviços de atendimento ao(à) participante via “Fale Conosco”.
A distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).
A carga horária estipulada, de 8 horas no Ciclo I, refere-se ao tempo da transmissão síncrona via CMSP acrescida de uma atividade de validação (questões objetivas), que comprovará a participação na transmissão via CMSP no AVA-EFAPE.
Para efetivar e comprovar a participação, posteriormente a cada transmissão, o(a) servidor(a) deverá realizar uma atividade que consistirá em responder e enviar todas as questões objetivas, acessando o seu AVA-EFAPE e preenchendo com seu CPF (sem pontos ou hífen) nos campos “Usuário” e “Senha” ou senha já utilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAPE).
Em relação às ações de Anos Finais, para o(a) participante que vier a concluir as 8 horas no Ciclo I, será emitido um Atestado não válido para a evolução funcional.
Confira a seguir as Ações que já ocorreram:
Data | Assunto | Gravação |
---|---|---|
30/08/2021 | A centralidade do currículo e ação na política da Secretaria: Anos Finais, com Lucilene Jeronimo e Marcelo Navarro, Formadores da EFAPE. | clique aqui |
13/09/2021 | Papel da implementação do Currículo em Ação no desenvolvimento educacional da SEDUC, com Marli Silvana Da Silva e Wellington Alves Queiroz, Formadores da EFAPE. | clique aqui |
17/09/2021 | Desenvolvimento infantil (11 a 14 anos) e formação humana integral, com Sandra Pereira Jardim e Maria Graziela Alvarenga, Formadoras da EFAPE. | clique aqui |
24/09/2021 | Premissas e fundamentos pedagógicos do Currículo em Ação sob o ponto de vista do Ensino Fundamental – AF, com Lucilene Regina Jeronimo e Marcelo Navarro, Formadores da EFAPE. | clique aqui |