Ações Formativas CMSP: Currículo Em Ação – Anos Finais – 1ª Edição/2021

• 02 de maio de 2022
  • Inscrições abertas: curso não iniciado

Para orientar e alinhar suas ações, a SEDUC – SP tornou público o documento Plano Estratégico 2019 – 2022, contendo seu planejamento para o período definindo a missão, os valores, os objetivos estratégicos, os projetos prioritários e os fundamentos de suas ações.

Parte significativa do desenvolvimento e da valorização profissional, está ancorada em propostas consistentes de formação continuada via Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) para preparar os educadores, a fim de estes superarem os desafios da Escola Pública. Além disso, o Plano Estratégico define a Gestão da Aprendizagem como um dos projetos prioritários.

É uma proposta de formação continuada para a implementação do Currículo em Ação que considera estes seis componentes da Gestão da Aprendizagem, que se articulam entre si: Gestão dos Resultados de Aprendizagem, Gestão da Sala de Aula, Recursos Didáticos, Aulas Dadas, Avaliações e Política de Recuperação. Cada um desses componentes tem especificidades, dependendo evidentemente do profissional de Educação que será formado.

A quem se destina

Base de servidores da SEDUC – SP: PEB II e PEB I com aulas atribuídas no EFAF;

Base de servidores dos Municípios: PEB II e PEB I.

Importante! Todos(as) os(as) servidores(as) deverão estar com seus cadastros ativos na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Como será a participação via CMSP e AVA-EFAPE

A participação ocorrerá por meio de interesse do público, não requerendo inscrição.

O(A) participante deverá acompanhar o calendário das apresentações das formações síncronas no CMSP.

Cronograma

Dias da semana Horários Público Canal de Transmissão SEDUC Canal de Transmissão SME
segunda-feira / terça-feira / sexta-feira das 14h às 15h30 Educação Infantil / Anos Iniciais / Anos Finais / Ensino Médio / Gestão

Desenvolvimento profissional 2

Professor da Rede Municipal

segunda-feira *30/08 e 20/09 das 13h às 14h30 das 14h45 às 16h15 Anos Finais / Ensino Médio / Gestão
* As transmissões do Ciclo I, que ocorrerão nessas datas, serão das 13h às 14h30 e das 14h45 às 16h15.

Importante! As gravações das transmissões ficarão disponíveis no repositório do CMSP e no YouTube. Após o período de seis meses da expedição do certificado, o acesso ao conteúdo do curso será interrompido, assim como os serviços de atendimento ao(à) participante via “Fale Conosco”.

A distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

Carga horária

A carga horária estipulada, de 34 horas nos Ciclo I (8 horas) e Ciclo II (26 horas), refere-se ao tempo da transmissão síncrona via CMSP acrescida de uma atividade de validação (questões objetivas), que comprovará a participação na transmissão via CMSP no AVA-EFAPE.

Avaliação

Para efetivar e comprovar a participação, posteriormente a cada transmissão, o(a) servidor(a) deverá realizar uma atividade que consistirá em responder e enviar todas as questões objetivas, acessando o seu AVA-EFAPE e preenchendo com seu CPF (sem pontos ou hífen) nos campos “Usuário” e “Senha” ou senha já utilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAPE).

Certificado

Em relação às ações de Anos Finais, para o(a) participante que vier a concluir as 34 horas nos Ciclo I (8 horas) e Ciclo II (26 horas), será emitido um Certificado de 34 horas válido para a evolução funcional somente para o público SEDUC, conforme legislação vigente.

Os certificados serão emitidos pela EFAPE somente após o término das ações formativas transmitidas via CMSP com a respectiva homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE), e apenas aos(às) servidores(as) que validaram a sua participação no AVA-EFAPE, conforme critérios definidos no Regulamento.

Acesso às gravações

Confira a seguir as Ações que já ocorreram:

Data Assunto Gravação
13/09/2021 Papel da implementação do Currículo em Ação no desenvolvimento educacional da SEDUC, com Marli Silvana Da Silva e Wellington Alves Queiroz, Formadores da EFAPE. clique aqui
Curriculo em acaoCurrículo em práticas